Data de Hoje
28 March 2024

Salvador celebra Dia Mundial Sem Carro incentivando bike e transporte público

No Dia Mundial sem Carro, lembrado nesta terça-feira (22), Salvador tem muito que comemorar. Do início de 2020 até agora, a Prefeitura entregou 13 novas vias para bikes e vai finalizar outras cinco até novembro, totalizando 316, com 8km de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas por toda cidade. Dos 281,8km atuais, 221,2 km foram implantados pela Prefeitura desde 2013, quando a cidade passou de fato a priorizar e estimular quem anda de bike com várias iniciativas premiadas e copiadas.

Somados aos investimentos no sistema cicloviário, a Prefeitura também estimula o uso do transporte de massa com investimentos em mobilidade, com destaque para o sistema do o BRT (Bus Rapid Transit), modal cujo primeiro trecho (entre o Parque da Cidade e a região da rodoviária) será inaugurado até dezembro deste ano. Vale lembrar que os corredores do BRT também terão ciclovias e espaços para pedestres, com garantia de acessibilidade.
A gerente de educação para o trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e coordenadora do Comitê Vida no Trânsito de Salvador, Miriam Bastos, afirma que, desde 2013, a Prefeitura tem investido recursos para tornar Salvador menos dependente do carro.
Ela lembra, por exemplo, que até o final deste mês devem ser entregues quatro obras para os ciclistas: a ciclofaixa de 4km localizada na Avenida Afrânio Peixoto (entre a Avenida Engenho Oscar Pontes e Avenida da França), uma outra de 1,2km na mesma via (na altura da Avenida Almirante Tamandaré), a de 2,5km na Avenida Luís Eduardo Magalhães (indo da Orla a Pernambués) e a de de 3km no Centro Administrativo da Bahia.
“Essa data do Dia Mundial Sem Carro é muito significativa para a Transalvador, que trabalha para incansavelmente para melhorar a fluidez no trânsito e garantir a segurança de quem está nele. Concluímos uma década de segurança viária com uma redução de significativa do número de acidentes, inclusive com queda de ocorrências com ciclistas durante em 2020. Estamos planejando uma nova década, com ações articuladas, através do programa Vida no Trânsito de Salvador, que tem como principal objetivo contribuir com a conscientização das pessoas”, diz Mirian Bastos.
Menos poluição – Amante do uso da bicicleta como prática esportiva, lazer e como meio de transporte, a personal bike e líder do grupo Meninas no Pedal, Karina Silveira, fala da importância em incentivar cada vez mais o uso das bicicletas. “Estimulamos passeios gratuitos e doação de bicicletas para crianças e para as pessoas que precisam trabalhar e utilizam as bikes como meio de transporte. Assim ajudamos a reduzir o número de carros e a poluição no mundo”, conta.
Ela lembra que, com a pandemia do novo coronavírus, o mundo experimentou de maneira forçada uma sociedade global com menos carros, o que ajudou o meio ambiente em diversos aspectos, inclusive na diminuição da poluição e preservação da fauna e da flora. Com isso, existe uma expectativa de que, no chamado “novo normal”, as pessoas encarem a vida de uma forma mais sustentável.

Sistema BRT – De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, na área por onde os veículos do BRT irão circular passam 70% dos veículos que transitam diariamente em Salvador. “Com o BRT, as pessoas vão contar com veículos climatizados, confortáveis e pontuais. Será muito mais rápido pegar o transporte nesse novo modal do que enfrentar os longos engarrafamentos nos carros”, explica.

“Esse modal vem incentivar para que as pessoas deixem seus carros em casa e usem um transporte que oferecerá conforto, rapidez e segurança”, acrescenta Fábio Mota, lembrando ainda que o uso de bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados do BRT também vai reduzir o número de veículos particulares e melhorar a mobilidade.

Outras ações – Somada à expansão das vias para ciclistas e à instalação do BRT, a Prefeitura tem outras iniciativas que fomentam o estímulo no uso das bikes e, consequentemente, a redução do número de carros. Entre elas, a premiação com folgas aos servidores que fazem uso de bicicletas para irem ao trabalho. A medida, iniciada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), se entendeu a todas as secretarias da gestão pública durante a pandemia.

As ações de incentivo ao uso da bike não param por aí. Outra iniciativa que merece destaque é o sistema de compartilhamento de bicicletas do projeto Bike Salvador. A medida é coordenada pela Prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, vinculado à Saltur, com patrocínio do Itaú Unibanco e gerenciamento dos equipamentos pela Tembici. Atualmente, são 50 estações e 400 bicicletas. São 710 vagas disponíveis em todo sistema.