Data de Hoje
29 March 2024

Salvador continua sofrendo com a falta de limpeza da cidade; entenda

DSC_0327

Fotos: Marcele Correia

Recebemos, diariamente, denúncias sobre as empresas terceirizadas, que prestam serviço a prefeitura de Salvador. Seja a Torre, Revita ou Viva; tais empresas não cumprem o horário de coleta e, ao recolher o lixo, deixam os rastros de sujeira por onde passam, sem contar com os diversos bairros com ruas sem varrer durante meses.

 DSC_0319

Todo esse serviço mal feito pelos funcionários da limpeza só pode haver uma explicação: estas empresas atrasam os salários dos empregados, não oferecem boas condições de trabalho, não disponibilizam uma quantidade maior de carros para recolhimento do lixo da cidade – que é a terceira maior do Brasil. O SINDILIMP-BA, atualmente, está lutando por melhores condições de trabalho para a categoria.

DSC_0322

Nossa equipe passou por alguns trechos onde o lixo é frequente e estão sempre espalhados nas calçadas. Todos os moradores, sejam estes de qualquer um dos bairros que sofrem com a deficiência das empresas responsáveis pelo lixo, confirmam que as mesmas deixam de recolher em alguns dias da semana.

Bairros como:

Liberdade, toda a Suburbana, Largo do Tarque, Baixa do Fiscal, Calçada, Pau da Lima, Brotas; São algumas regiões onde existem focos de mosquitos, moscas, ratos e lixos que se acumulam.

Em alguns bairros, o lixo deixa de ser recolhido pela falta de mais caminhões e trabalhadores nas ruas.

DSC_0325

Os trabalhadores da limpeza evitam, de várias formas, que se alastrem doenças na cidade: trabalham mais de 12 horas – recolhendo lixo sem proteção adequada, podendo contrair doenças para si -, recebem baixos salários, são maltratados,  e as vezes não têm direito a diálogo.

10839943_864502013602082_73739133_o

A população paga seus impostos, regularmente, e não está nem um pouco satisfeita com a administração das empresas terceirizadas de limpeza, que estão prejudicando toda a capital com sua falta de respeito aos funcionários e soteropolitanos.

DSC_0317

A cidade de Salvador tem crescido em obras, porém, o problema maior na administração da Prefeitura são as empresas terceirizadas de lixo, que não estão cumprindo com seu dever.

Por: Mara Silvany / Click Notícias