Data de Hoje
18 April 2024

Salvador e outras nove cidades baianas terão vagas no Pronatec Jovem Aprendiz

O Pronatec Aprendiz tem como foco os jovens entre 14 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino

Dez municípios baianos foram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Jovem Aprendiz, que tem por objetivo inserir jovens no mercado de trabalho.

As cidades atendidas são Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Será dada prioridade aos locais considerados de vulnerabilidade social nessas localidades. Ainda não há o número final de vagas destinada a cada município, já que o programa ainda está em fase de pactuação.

O Pronatec Aprendiz tem como foco os jovens entre 14 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino. As vagas de emprego podem ter jornada diária de trabalho entre 4 e 6 horas. Como forma de capacitação, os contratados pelo programa farão um curso gratuito de 400 horas, divido em dois anos.

As micro e pequenas empresas vão arcar com custos como o salário-mínimo-hora (meio salário mínimo no caso da jornada de quatro horas) e vale-transporte, além de fazer a contribuição reduzida para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o superintendente da Educação Profissional na Bahia, Aumerico Lima, o programa deve reforçar as ações que já são realizadas pelo Governo, por meio do Programa Estadual de Educação Profissional que, segundo ele, é responsável por garantir oportunidades para cerca de 75 mil jovens de 123 cidades baianas.

Por: Correio