Data de Hoje
19 April 2024

Salvador e RMS possuem 14 praias impróprias para banho, aponta Inema

O fim de semana chegou e aqueles que pretendem visitar uma das praias na capital baiana ou região metropolitana precisam ficar ligados quanto à avaliação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). No total, o órgão avaliou 37 praias. Destas, 14  foram consideradas impróprias.

pf1

As praias de Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Roma, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Aleluia e Buraquinho não apresentam balneabilidade para banho.

É considerada imprópria a praia que possui mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, com resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, assim como aquelas cujo resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água na última semana.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos, carregados das ruas por meio das galerias pluviais, oferecendo risco de doenças. Além disso, é desaconselhável, mesmo em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.