Data de Hoje
18 April 2024

Salvador: Programação dos 200 anos do 2 de Julho é anunciado pela prefeitura nesta segunda

PNoticias Foto: Divulgação/Valter Pontes./Secom

Comemoração terá como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”

A prefeitura de Salvador anunciou a programação especial em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, nesta segunda-feira (22). O evento terá como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo” trazendo diversas novidades. Um dos pontos fortes na celebração será a entrega do novo largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho e do monumento de Maria Felipa, que foi considerada heroína das lutas contra o domínio português, na Praça Cairu.

 

O prefeito Bruno Reis foi quem anunciou os detalhes da programação, no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, em um evento que contou com as participações do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, e dos presidentes da FGM, Fernando Guerreiro, e da Saltur, Isaac Edington. O prefeito ressaltou a importância de Salvador para a Independência do Brasil e da Bahia.

 

“Salvador teve papel decisivo na independência da Bahia. Por isso montamos uma programação intensa para essa data marcante. Por conta disso, a Prefeitura entregará dois importantes equipamentos: a requalificação do Largo da Lapinha, que passou por uma grande intervenção; e o Memorial 2 de Julho, que vai transmitir para as gerações presentes e futuras a importância dessa data. Não há cidade no mundo que se destaque se não preservar a sua história, e esse memorial vai mostrar a força do povo baiano. Teremos a programação tradicional do 2 de Julho, e faremos um show histórico na Praça Municipal com a BaianaSystem e outros artistas, celebrando essa data especial, como foi o aniversário da cidade”, contou.

 

A programação dos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia terá como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”. A lista de atividades conta com atrações entre os dias 29 de junho e 14 de julho, com apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.

 

A programação será iniciada no dia 29 de junho com a estreia do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum, com a participação de Érico Brás e da Banda Olodum, direção coreográfica de Zebrinha e direção musical de Jarbas Bittencourt, no Palco do Campo Grande. O espetáculo terá uma série de apresentações ao longo da programação, inclusive em escolas, e foi montado especialmente para celebrar o bicentenário desse evento que representa a força do povo baiano no processo de finalização das batalhas pela independência do país.

 

Já no dia 30, acontece a saída do Fogo Simbólico de Cachoeira em direção a Pirajá, na capital baiana. Este ano, além do já tradicional percurso, acontece a reparação histórica, com a inclusão de mais um roteiro, que conta com a participação dos municípios do Recôncavo Norte na rota do Fogo Simbólico – Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.

 

No dia 1º de julho uma grande novidade será a entrega do novo Largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho, uma conquista do povo baiano, fundamental no desfecho do processo de independência. O espaço ficará aberto o ano todo, com os Caboclos em exposição, assim como trechos da história registrados e disponíveis para os visitantes acessarem, no Pavilhão da Lapinha.

 

Cerimônia – A cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico em Pirajá contará com o show especial em comemoração aos 200 anos de independência, do Cortejo Afro. No mesmo dia, será celebrado o tradicional Te Deum, com a participação do coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino, na Catedral da Sé. No dia 2, acontece o desfile cívico, com a participação especial do Museu Vivo da Cidade, caboclos de Itaparica, encourados de Pedrão, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, além de grupos populares.

 

Será realizado ainda o concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile e o concurso de fanfarras e balizas, na avenida Sete de Setembro. No dia 3, será entregue o monumento em homenagem a Maria Felipa, feito pela artista Nádia Taquary, na praça Visconde de Cairu, Comércio. No dia 5 acontece a volta dos carros dos caboclos para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.

 

O titular da FGM explica a necessidade de preservação da memória, com as ações da Prefeitura para o bicentenário do 2 de Julho. “Teremos uma celebração maravilhosa, com apresentação do Bando de Teatro Olodum, em um espetáculo inédito. Haverá show do BaianaSystem e de vários grupos culturais. Vamos inaugurar o Memorial da Independência, que será aberto para visitação o ano inteiro, para estudantes, turistas e pesquisadores conhecerem melhor a festa. Enfim, será uma grande comemoração dedicada à festa e à memória. Este ano o desfile ganha mais contorno, mais cultura e tradição. A população estará novamente representada e será uma grande festa”, explica Fernando Guerreiro.

 

Apresentações – Ainda no dia 2 será realizado, na Praça Municipal, o show especial Sambaqui, em homenagem aos 200 anos de Independência, com a banda BaianaSystem, que terá entre os convidados Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Vandau, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição. Acontece ainda a cerimônia cívica da chegada dos carros dos caboclos e acendimento da pira do Fogo Simbólico, no Campo Grande. À noite, acontece o tradicional Encontro de Filarmônicas com o maestro Fred Dantas.

 

E as novidades não param, por aí, no dia 3, será a vez do cantor Gerônimo se apresentar no palco do Campo Grande, onde também será realizado o Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas. No dia seguinte, o mesmo palco vai receber o show Amado Caymmi, com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes.

 

Jornada do Patrimônio – O Espaço da Barroquinha será palco, de 5 a 7 de julho, da IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador. Além disso, o espetáculo A Resistência Cabocla será apresentado no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 para alunos da rede municipal. Cerca de 3 mil estudantes devem acompanhar a produção artística.

 

Cine Clube – A Prefeitura ainda vai realizar o Cine Clube 200 Anos da Independência para estudantes da rede municipal de ensino. Serão exibidos, em dez escolas do município, curtas metragens sobre o 2 de Julho realizados pela FGM, com mediação do historiador Ricardo Carvalho.

 

Confira a programação completa do 2 de Julho 2023:

 

29/06 (QUINTA-FEIRA)

 

19H – PALCO CAMPO GRANDE – ESTREIA DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA COM BANDO DE TEATRO DO OLODUM E CONVIDADOS – EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA.

 

30/06 (SEXTA-FEIRA) INCLUSÃO DOS MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO NORTE NA ROTA DO FOGO SIMBÓLICO – (MATA DE SÃO JOÃO, DIAS D’ÁVILA, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS)

 

7H – SAÍDA DO FOGO SIMBÓLICO DO RECÔNCAVO LESTE DE CACHOEIRA E DO RECÔNCAVO NORTE DE MATA DE SÃO JOÃO EM DIREÇÃO A PIRAJÁ.

 

19H – PALCO CAMPO GRANDE – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

 

01/07 (SÁBADO) 08H – ENTREGA DO MEMORIAL 2 DE JULHO E DO NOVO LARGO DA LAPINHA

 

09H – CELEBRAÇÃO DO TE DEUM COM PARTICIPAÇÃO DO CORAL DA BASÍLICA DO BONFIM REGIDO PELO MAESTRO FRANCISCO CARLOS RUFINO – IGREJA DA CATEDRAL DA SÉ.

 

16H – CERIMÔNIA CÍVICA DE CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO – LARGO DE PIRAJÁ

 

17H – PALCO LARGO DE PIRAJÁ – SHOW DO CORTEJO AFRO

 

19H – PALCO DO CAMPO GRANDE – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA.

 

02/07 (DOMINGO)

 

07H – CERIMÔNIAS CÍVICAS

 

09H – DESFILE 2 DE JULHO – PARTICIPAÇÃO DO MUSEU VIVO DA CIDADE, CABOCLOS DE ITAPARICA, ENCOURADOS DE PEDRÃO, FANFARRAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, GRUPOS POPULARES. . CONCURSO DE FACHADAS DECORADAS DO PERCURSO DO DESFILE CÍVICO CONCURSO DE FANFARRAS E BALIZAS – AVENIDA SETE DE SETEMBRO

 

16H30 – CERIMÔNIA CÍVICA DE CHEGADA DOS CARROS DOS CABOCLOS E ACENDIMENTO DA PIRA DO FOGO SIMBÓLICO POR UMA ATLETA BAIANO.

 

17H30 ÀS 21H30 – PALCO DO CAMPO GRANDE – ENCONTRO DE FILARMÔNICAS COM MAESTRO FRED DANTAS – (PARTICIPAÇÃO DAS FILARMÔNICAS DA GUARDA MUNICIPAL, SENHOR DO BONFIM, CANARANA, SANTO AMARO, ALAGOAS, OFICINA DE FREVOS E DOBRADOS).

 

19H – PALCO PRAÇA MUNICIPAL – SHOW ESPECIAL SAMBAQUI – BAIANA SYSTEM CONVIDA: LAZZO MATUMBI, RAQUEL REIS, VANDAU, CABOCLOS DE ITAPARICA, AFROSINFÔNICA, LIZ REIS, CLÁUDIA MANZO E ELIVAN CONCEIÇÃO

 

03/07 (SEGUNDA-FEIRA)

 

9H – ENTREGA DO MONUMENTO EM HOMENAGEM A MARIA FELIPA FEITO PELA ARTISTA NÁDIA TAQUARY, NA PRAÇA VISCONDE DE CAIRU

 

17H – PALCO CAMPO GRANDE – SHOW DO CANTOR GERÔNIMO 19H – PALCO CAMPO GRANDE – BAILE DA INDEPENDÊNCIA COM ORQUESTRA DO MAESTRO FRED DANTAS

 

04/07 (TERÇA-FEIRA)

 

19H – PALCO CAMPO GRANDE – SHOW AMADO CAYMMI – COM ALICE CAYMMI, MÁRCIA SHORT, WILL CARVALHO E ELANE FERNANDES.

 

05/07 (QUARTA-FEIRA)

 

18H – VOLTA DOS CARROS DOS CABOCLOS DO CAMPO GRANDE PARA O PAVILHÃO DA LAPINHA COM A PARTICIPAÇÃO DA ORQUESTRA DO MAESTRO REGINALDO DE XANGÔ.

 

20H – PALCO LARGO DA LAPINHA – SHOW COM BANDA OFÁ E SAMBA DE CABOCLO – PARTICIPAÇÃO DE OGÃS DE TERREIROS DE CANDOMBLÉ DA CIDADE.

 

05 A 07/07 ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA – IV JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SALVADOR – 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA.

 

07/07 (SEXTA-FEIRA)

 

19H – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – FABRICA DE MUSICAIS EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NO ESPAÇO BOCA DE BRASA SUBÚRBIO 360 PARA COMUNIDADE LOCAL.

 

10 A 14/07 – PROJETO ESPECIAL BICENTENÁRIO NAS ESCOLAS

 

10H E 14H – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – FABRICA DE MUSICAIS EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, NO ESPAÇO BOCA DE BRASA 360, ATINGINDO UM PÚBLICO DE APROXIMADO DE 3.000 ALUNOS.

 

10H E 14H – REALIZAÇÃO DO CINE CLUBE 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA COM EXIBIÇÃO DE CURTAS METRAGENS SOBRE O 2 DE JULHO REALIZADOS PELA FGM, COM MEDIAÇÃO DO HISTORIADOR RICARDO CARVALHO, EM DEZ ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO:

 

ESCOLA MUNICIPAL PROF ª ALEXANDRINA SANTOS PITTA

ESCOLA MUNICIPAL FAZENDA COUTOS

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BARRADAS

ESCOLA MUNICIPAL TEODORO SAMPAIO

ESCOLA MUNICIPAL DA PALESTINA

ESCOLA MUNICIPAL BARBOSA ROMEO

ESCOLA MUNICIPAL HELENA MAGALHÃES

ESCOLA MUNICIPAL SENADOR ANTÔNIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES

COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR

ESCOLAB SUBÚRBIO 360