Data de Hoje
29 March 2024
Exame de glaucoma (Foto: Reprodução)

Salvador recebe mutirão contra glaucoma e catarata neste sábado (5)

Ação acontecerá na Praça Dodô e Osmar, no Tororó, e atenderá 200 pessoas gratuitamente

Um mutirão voltado para a prevenção e tratamento do glaucoma e da catarata será realizado no sábado (5), em Salvador. A ação acontecerá na Praça Dodô e Osmar, no Tororó, e atenderá gratuitamente duzentas pessoas, das 8h30 às 13h. As senhas para consultas serão distribuídas a partir das 7h. Serão atendidos homens e mulheres acima dos 40 anos, além de maiores de 20 com histórico familiar.

No momento da consulta, os pacientes devem apresentar originais e cópias do documento de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Aqueles que forem diagnosticados com alguma das doenças serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado.

 “As vezes a pessoa tem a doença e nem sabe, por isso é bom fazer exames preventivos para detectar e tratar” declarou Marcelo Cerqueira, coordenador da ação. Os exames serão relaizados pela equipe técnica da Clinica Oftalmodiagnose. 

O glaucoma é uma doença silenciosa que compromete a visão quando não tratada, podendo levar à cegueira. Já a catarata, começa com a sensação de visão nublada, dificultando a realização de tarefas cotidianas, como ler e dirigir. Ela tende a progredir e também provocar cegueira.

Outras ações

No mutirão ainda serão realizados testes para detecção do vírus HIV, distribuição de preservativos masculino e feminino e aulas de primeiros socorros, ministradas por técnicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) vai instruir a população para o combate a doenças como leptospirose e dengue.

Por Correio