Data de Hoje
27 May 2024

Salvador retoma vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (26); confira estratégia

Foto: Dinaldo Silva / BNews

vacinação será por demanda espontânea, ou seja, não há a necessidade de agendamento prévio

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma nessa segunda-feira (26) a vacinação das crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias sem comorbidades. A imunização com a 1ª dose Pfizer Baby será realizada em doze Unidades Básicas de Saúde do município de referência para vacinação pediátrica. Os pequenos de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades também poderão ser imunizados nesses postos. O atendimento acontecerá das 8h às 16h. A vacinação será por demanda espontânea, ou seja, não há a necessidade de agendamento prévio.

 

Demais públicos

 

Além da vacinação das crianças menores de três anos sem comorbidades, a SMS segue também com a aplicação da 5ª dose de reforço, exclusivamente, para pessoas imussupressas com 18 anos ou mais, inclusive, gestantes e puérperas com esta condição clínica elencadas na Nota 221/2022). Para ter acesso a dose, é necessário ter o nome na lista do site da SMS.

 

 

Ainda para o grupo de imunossupressos, a 4ª dose também está sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais também com a obrigatoriedade do nome na lista do site da SMS.

 

A mobilização contempla também a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “LIBEROU GERAL”, independentemente de ser residente do município, ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

 

O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

 

 

Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’ devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde. Amanhã segue ainda a vacinação para crianças de 03 a 11 anos com nome na lista do site da SMS.

 

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, seguindo a orientação da Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS que estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos de idade estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais com vacinas COVID-19.