Data de Hoje
29 April 2024
Foto: Reprodução / Youtube

Salvador terá seu primeiro Hospital Municipal após 500 anos

Em coletiva no Palácio Tomé de Souza na manhã desta quarta-feira (2), a Prefeitura apresentou o projeto do primeiro Hospital Municipal de Salvador. Segundo ACM Neto, a princípio o propósito é a recuperação e ampliação na saúde. O objetivo é alcançar 50% da população, no mínimo em serviços básicos, e no fim de 2016 alcançar o triplo da atenção essencial do povo. “É um dos compromissos mais importantes para nosso governo. Enfim, poderemos dormir um pouco inquietos ou poder dormir sabendo que podemos salvar a vida de uma pessoa” disse.

Foto: Mara Silvany / Click Notícias

Foto: Mara SIlvany / Click Notícias

Inicialmente, a construção do Hospital seria em Pau da Lima, mas a dificuldade em achar terrenos planos fez a gestão escolher o bairro de Boca da Mata, Distrito Sanitário de Cajazeiras. Além disso, a proximidade com a Avenida Paralela, Estação Mussurunga e BR 324, faz uma maior integração com as UPAS de São Cristóvão, que será inaugurada no dia 8 de janeiro. As UPAS de Paripe e Periperi também serão abertas no início do ano, a UPA de Pirajá terá estreia no meio do ano. O fácil deslocamento vai permitir o atendimento de 50 a 60 mil pessoas.

Foto: Mara SIlvany / Click Notícias

Foto: Mara SIlvany / Click Notícias

O Hospital tem como investimento 120 milhões de reais sem a ajuda do governo do Estado. As construções estão previstas para início de maio e 18 meses para a conclusão. O Hospital terá atendimento 24horas, centro cirúrgico, um heliponto, futuro transplante de órgãos, 1.100 internamentos por mês, 3 mil consultas, 10 mil exames por mês. No total são 210 leitos, sendo 30 de UTI, 150 leitos para a internação geral e 30 para pediátrica. Em entrevista ao Click Notícias, o secretário de saúde José Antônio afirma que a contratação de funcionários será feita por meio de projetos de organização social ou de PPP. “Estamos falando do primeiro Hospital Municipal em quase 500 anos de existência, espero que a gente possa ter muitos outros” finaliza.

Por Jéssica Nunes / Click Notícias