Data de Hoje
19 April 2021
Foto: Reprodução

Salvamar terá esquema especial para 7 de Setembro

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) montou um esquema especial para garantir maior segurança aos banhistas que decidirem aproveitar o feriado de 7 de Setembro nas praias de Salvador. Contando com uma equipe de aproximadamente 100 homens, o grupamento irá atuar das 8h às 17h na prevenção de afogamentos nos trechos entre o Jardim de Alah até à Praia de Ipitanga, divisa com Lauro de Freitas.
Além dos 40 pontos fixos de salvamento, mais quatro postos volantes estão de plantão dando apoio à equipe. O primeiro irá atender o Jardim de Alah até Patamares, o segundo dará suporte na região de Patamares até a Igreja de Itapuã, o terceiro ficará entre a Igreja de Itapuã até a praia do Flamengo e, por último, da praia do Flamengo até Ipitanga. Além dos equipamentos de uso regular como nadadeiras, salsichões e pranchas, os salva-vidas terão à disposição dois jet skis e um bote.
De acordo com o chefe de Busca e Salvamento da Salvamar, Ricardo Henrique, a operação especial foi montada com o objetivo de reduzir o número de ocorrências. “No ano passado, tivemos muitas ocorrências, mas este ano estamos nos prevenindo para que não aconteça o mesmo”, explica. Em 2015, foram registradas 54 ocorrências apenas no feriado de 7 de setembro, entre elas duas crianças perdidas, um resgate de corpo no mar e um afogamento fatal.
Para que os banhistas possam desfrutar de um banho de mar mais seguro, a Salvamar orienta que fiquem atentos às bandeiras de sinalização disponíveis ao longo da orla, pois elas devem indicar onde há um posto de salvamento (bandeira amarela) ou o local que oferece perigo (bandeira vermelha).
Em caso de emergência, dirija-se até um posto salva-vidas mais próximo ou ligue para a sede do grupamento, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, Patamares, através do número (71) 3363-5333.
Facebook Comments