Data de Hoje
23 April 2024

Salve o Rei: Pelé celebra aniversário e afirma estar grato por chegar lúcido e saudável aos 80 anos

Pelé completa nesta sexta-feira, 23 de outubro, 80 anos de vida. O Rei está passando a maior parte do tempo em casa no Guarujá (SP) para se proteger da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas gravou uma mensagem antes de seu aniversário, dizendo não olha para trás, mas adiante.

“Pelos 80 anos, em primeiro lugar, tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar até aqui com essa idade e lúcido. Muitas vezes não muito inteligente, mas lúcido”, disse Pelé, rindo, em vídeo enviado à imprensa por ocasião de seu aniversário. “Em todos os lugares do mundo em que chego sou bem recebido, as portas sempre estão abertas no mundo todo. Espero que, quando chegar ao céu, Deus me receba da mesma maneira que todos me recebem hoje graças ao nosso querido futebol”, declarou.

 

GOLS 

Tricampeão mundial, maior artilheiro da história do futebol e o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento acumulou recordes ao longo de sua carreira, atuando por Santos, New York Cosmos, seleção brasileira e alguns combinados.

Com fontes como o acervo oficial do Santos Futebol Clube e a o acervo da Revista Placar, o site FutDados listou todos os gols do Rei do Futebol. Pelé marcou nada menos do que 1282 gols ao longo de sua carreira. Messi e Cristiano Ronaldo precisam ainda de cerca de 300 gols cada para alcançarem a marca milenar.

 

Somente com a camisa do Santos, Pelé balançou as redes adversárias 1091 vezes. Com a seleção brasileira, somando jogos oficiais e amistosos, são 95 tentos. Já no fim de carreira, quando atuou pelo Cosmos, o craque anotou outros 64 gols. Os demais 32 gols que Pelé anotou foram por combinados como a seleção paulista, um time misto de Santos e Vasco, seleção do exército e seleção do sudeste.

TÍTULOS

Pelé tem uma das carreiras mais vitoriosas da história do futebol. São 37 títulos oficiais em sua galeria, mesmo número de Andrés Iniesta e atrás apenas de Daniel Alves, que totaliza 41 conquistas na carreira.

Pelé foi premiado pela Fifa como o Melhor Jogador do Século XX. O Comitê Olímpico Internacional também o elegeu como atleta do século, embora o Rei do Futebol nunca tenha jogado o torneio de futebol das Olimpíadas. A revista americana Time o colocou como uma das 100 maiores personalidades do último século.

Prêmio muito valorizado atualmente, a Bola de Ouro nunca teve o brasileiro como vencedor pois, na época que ele jogava, a France Football levava em consideração apenas os jogadores que atuavam na Europa. Em 2013, no entanto, a revista entregou a Bola de Ouro honorária ao Rei do Futebol. Pelé concorre para o Time dos Sonhos da Bola de Ouro, premiação que escolherá o melhor time de todos os tempos. Na Copa do Mundo de 1958, a primeira que conquistou, foi eleito o melhor jovem jogador da competição e ficou com a Bola de Prata. No tricampeonato, em 1970, Pelé foi escolhido como o Bola de Ouro do torneio.

Biografia de Pelé

A trajetória daquele que viria a ser conhecido como o rei do futebol começa de forma muito comum. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, Pelé vem de “uma família das classes populares, que trabalhava duro para educar os filhos”, diz o pesquisador do MEMOFUT (Grupo Literatura e Memória do Futebol) Rodrigo Saturnino.

Ainda na infância, um fato parece definir sua relação com o futebol. Ao ver o pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, chorar após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, o pequeno Edson promete que conquistaria o primeiro Mundial do país.

Mas antes de cumprir esta promessa, Pelé daria os primeiros passos no esporte na cidade paulista de Bauru, para onde a família dele se mudou durante sua infância. Lá defendeu várias equipes amadoras de futebol de campo e salão, até que, ao completar 15 anos, foi levado para fazer um teste no Santos. Aprovado, foi contratado em junho de 1956 e começou a defender a equipe da Vila Belmiro.

No Santos, desandou a marcar gols, o que lhe garantiu a primeira convocação para a seleção brasileira em 1957 para participar da Copa Roca, competição na qual fez seu primeiro tento e iniciou uma caminhada de conquistas.

 

P noticias