Data de Hoje
22 April 2024

Santo Antônio é homenageado com missa, procissão e quermesse nesta terça no Santuário Santa Dulce

Foto: Divulgação

Muita informação.

Santo Antônio, santo querido de Irmã Dulce, conhecido como protetor dos pobres, ganha homenagem especial nesta terça-feira (13), no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Bonfim. Estão programadas missas, procissão luminosa, quermesse e apresentação de quadrilha junina.

 

As celebrações serão realizadas às 7h, 8h30, 10h, 12h e 16h, sendo a última presidida por D. Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. Depois, será realizada a Procissão Luminosa pelo Caminho da Fé – trajeto que vai do Santuário até a Basílica do Bonfim.

 

A programação festiva inclui ainda a tradicional quermesse, das 8h às 18h, no estacionamento do Santuário, com barracas diversas onde serão comercializadas comidas típicas e artesanatos religiosos, com toda a renda obtida com as vendas direcionada para a manutenção das ações sociais da igreja.

 

Na agenda dedicada a Santo Antônio, o público também contará com a alegria e animação da Quadrilha Terecoteco, formada por pessoas com deficiência e idosos acolhidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que fará uma apresentação especial no estacionamento do Santuário Santa Dulce, às 11h.

 

Dulce e a devoção a Santo Antônio

Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida de Irmã Dulce. Nos momentos de angústia, desespero ou até mesmo para solicitar a concretização de algum desejo, era a Santo Antônio, a quem chamava de ‘tesoureiro’ das Obras Sociais, que a Mãe dos Pobres recorria.

 

Ainda na infância, bem antes de entrar para a vida religiosa, ela tinha o hábito de decorar o altar do santo caridoso. Uma imagem de Santo Antônio do século XIX, que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô da freira, está entre as centenas de peças do acervo do Memorial Irmã Dulce, localizado no Largo de Roma, ao lado do Santuário. Era em frente a esta relíquia da família que Santa Dulce costumava fazer seus pedidos e orações.