Data de Hoje
13 June 2024
Foto reprodução

SAÚDE: Estudo alerta para os efeitos colaterais do Omeprazol

Trata-se de um medicamento para proteger o estômago e é dos mais tomados. Seja por pessoas com problemas estomacais ou por quem toma muitos medicamentos fortes e por isso se aconselha a proteção do estômago. Ataque de coração, fratura no quadril, pneumonia são alguns dos efeitos colaterais para os quais os vários estudos têm alertado. O mais recente alerta para os problemas renais que este medicamento pode provocar. O estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology e realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Washington em Saint Louis, sugere que o uso prolongado de certos medicamentos utilizados para tratar a acidez estomacal, o refluxo ácido e as úlceras de estômago pode ter efeitos nocivos nos rins.

Para avaliar a segurança desta classe de medicamentos, os investigadores dirigidos por Yan Xie y Ziyad Al-Aly analisaram a informação de bases de dados nacionais do Departamento de Assuntos de Veteranos. Identificaram 173.321 novos consumidores destes remédios e 20.270 novos utilizadores de bloqueadores de receptores H2 da histamina, uma classe alternativa de medicamentos que também suprime o ácido do estômago.

Depois de os seguirem durante mais de cinco anos, os investigadores analisaram que os que tomavam antiácidos eram mais propensos a sofrer uma perda da função renal do que os que tomavam bloqueadores dos receptores H2. Tinham ainda 28% mais risco de desenvolver doença renal crônica e cerca de 96% mais propensos a desenvolver insuficiência renal, reporta o ABC.