Data de Hoje
24 April 2024

Saúde nos Bairros beneficia moradores de Campinas de Brotas e adjacências

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Moradora do Candeal, Ana Tavares aproveitou a manhã desta terça-feira (8) para buscar atendimento no primeiro dia do projeto Saúde nos Bairros em Campinas de Brotas. “Essa é uma oportunidade muito boa, pois os moradores conseguem resolver várias questões de saúde de uma só vez, além de sair daqui com todos os encaminhamentos já agendados”, relatou.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem como meta a realização de mais de 11 mil procedimentos para a comunidade da região e adjacências. A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, também esteve no local durante esta manhã e realizou o lançamento oficial do projeto.

“O Saúde nos Bairros é um projeto que tem como um dos focos a diminuição da fila da regulação. Estaremos aqui em Campinas de Brotas com o objetivo de resolver questões emergenciais da população, além de inseri-las na nossa rede. Os serviços que não são realizados aqui fazemos a regulação para os nossos serviços contratualizados e para a atenção primária. A saúde é a prioridade absoluta da gestão, precisamos cuidar das pessoas com carinho, com respeito e atendê-las de acordo com suas necessidades”, explicou a gestora.

Durante a execução do programa serão oferecidos atendimentos odontológicos, raio x, consultas médicas clínicas e especializadas, ecocardiograma transtorácico e eletrocardiograma, ultrassonografias, mamografia, exames laboratoriais e vacinação até o dia 19 de agosto. No sábado (12) acontece ainda o Sábado do Homem, com oferta de serviços voltados aos cuidados da saúde masculina.

Além disso, o projeto garante ainda o fortalecimento e ampliação da captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hernia, hemorroida e histerectomia. Dessa forma, o Saúde nos Bairros cumpre com o objetivo principal de reduzir as filas de espera, otimizando o acesso da população em regiões com grandes demandas por estes procedimentos.

Para acessar aos serviços prestados no local, os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e requisição dos exames pretendidos. Na falta do pedido médico, o cidadão vai passar por uma consulta clínica no próprio local, com vagas limitadas liberadas diariamente. O Saúde nos Bairros funciona das 7h às 17h, de segunda à sábado.

Balanço – Campinas de Brotas é o 12° bairro da capital baiana beneficiado com a ação, que já percorreu Bosque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão, Bom Juá, Cajazeiras e Fazenda Coutos III, o Nordeste de Amaralina, Valéria, Dom Avelar e Alto da Terezinha. Desde o início da ação, o Saúde nos Bairros já realizou 248.667 atendimentos.

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS