Data de Hoje
11 May 2021
SBT não deu nenhum flash da votação e o Programa Silvio Santos alcançou 15 pontos no Ibope (Foto: Roberto Nemanis/SBT)

SBT ignora impeachment e conquista vice-liderança no Ibope

Enquanto muitos brasileiros acompanhavam a votação do pedido de impeachment na Câmara dos Deputados neste domingo, 18, o SBT decidiu ignorar o processo. Apesar de ser criticada por essa decisão, a estratégia da rede de Silvio Santos parece ter dado certo. Afinal, sem nenhum flash da votação, a emissora cresceu no Ibope e tomou a vice-liderança que a Record geralmente tem aos domingos.

O Programa Silvio Santos chegou ao pico de 15 pontos, quase o triplo da Record, que disputou o terceiro lugar com a Band. A liderança continuou com a Globo, mas a emissora manteve os mesmos pontos que normalmente tem aos domingos. Às 22h25, por exemplo, a TV de Roberto Marinho estava com 19,6 pontos contra 13,5 do SBT.

O Ibope da Globo cresceu às 23h10 e chegou a 33 pontos, com pico 37 pontos às 23h11. Esse percentual é normal em horário de novela das nove. O editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, que comandou a cobertura da emissora carioca, se manteve calado durante a votação, se limitando a retransmitir a TV Câmara e deixando o presidente da Casa, Eduardo Cunha, como personagem principal.

A medida pode ter sido influenciada pelas recentes críticas contra a emissora, que é acusada de apoiar o impeachment de Dilma. Inclusive, durante a votação, o deputado Cabo Daciolo, do PT do B do Rio de Janeiro, acusou a Globo de ser “golpista” e profetizou a “queda” da empresa da família Marinho.

A Record foi a rede que mais saiu em desvantagem neste domingo. O jornalismo abriu a cobertura às 14 horas com 12 pontos, mas caiu para 8 logo em seguida. Eduardo Ribeiro e Christina Lemos iniciaram o trabalho na Record, mas erraram durante a transmissão. Se atrapalharam nas informações e foram salvos por dados via WhatsApp da produção da rede.

Já a Band apostou em uma cobertura com Ricardo Boechat e Boris Casoy, comentando e discutindo o cenário político com os candidatos.

Os dados do Ibope avaliam os telespectadores da Grande São Paulo e ainda são preliminares.

Por A Tarde  
Facebook Comments