Data de Hoje
20 April 2024
Secretario de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa (foto: Reprodução)

Secretaria de segurança critica aumento de dias do Carnaval: “Falta de respeito com a população”

A possibilidade da Prefeitura realizar uma grande festa no dia 21 de fevereiro, um dia antes do início oficial do carnaval de 2017, sem avisar ao Governo da Bahia, a Bahiatursa e a Secretaria de Segurança Pública não agradou as entidades. A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) enviou uma nota oficial que descreve como falta de respeito com a população a ampliação repentina de festas relacionadas ao Carnaval, sem a devida comunicação prévia às instituições que prestam serviços essenciais.

Por meio de nota, a secretaria diz que “considera a ampliação repentina de festas relacionadas ao Carnaval, sem a devida comunicação prévia às instituições que prestam serviços essenciais, uma falta de respeito com a população. Entende que não se deve colocar o lazer em detrimento da segurança dos baianos e turistas e que qualquer mudança no calendário da folia deve ser feita com bom senso e todos os atores envolvidos consultados. Ressalta ainda que, embora exista um grupo de trabalho, integrando instituições estaduais e municipais que planejam e discutem as ações, somente anteontem (6 de fevereiro) um ofício foi recebido pelo Comando-Geral da Polícia Militar, informando o acréscimo de mais um dia à folia”.

A SSP ressalta que as forças policiais estaduais não são coadjuvantes durante o Carnaval e que merecem ser tratadas com respeito. Aumentar indiscriminadamente os festejos também gera um excesso de carga de trabalho para os efetivos, além de impactar na qualidade do serviço oferecido.