Data de Hoje
18 April 2024
Foto reprodução

Secretaria Municipal de Saúde registra 19 vítimas da doença misteriosa em Salvador

Mais um caso da doença misteriosa, que começou a aparecer na semana passada, foi registrado. O décimo nono caso de  fortes dores musculares foi notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Isabel Guimarães, um boletim epidemiológico sobre a doença misteriosa foi emitido na noite da última sexta-feira (16).

“Com o alerta, solicitamos às unidades e a rede hospitalar que qualquer pessoa que desse entrada com mialgia súbita sem nenhuma causa aparente que fosse notificado e até o momento temos 19 pessoas que estão sendo investigadas”. Ainda segundo ela, equipes estão trabalhando para identificar os locais por onde estiveram os pacientes e o que eles comeram, além de amostras coletadas das pessoas que apresentaram os sintomas estarem sendo analisadas. 

“Só após reunirmos todas essas informações é que vamos poder ter uma resposta mais definitiva em relação ao que realmente aconteceu, mas continuamos trabalhando com duas hipóteses: de que pode ser um vírus ou uma toxina”. A doença esta sendo investigada, mas coordenadora afirmou que não é possível prever quanto tempo a etapa de investigação vai demorar. 

Os registros divulgados na última sexta-feira em em comum o consumo do peixe Olho de Boi, o Arabaiana, comprado na praia de Genipabu, em Guarajuba, no Litoral Norte da Bahia. As dores surgiram horas depois de os pacientes terem comido uma moqueca preparada com esse peixe. Outro sintoma atribuído à doença é a urina escurecida, quase preta, nos pacientes.