Data de Hoje
29 March 2024

Secretário de Educação de Santo Amaro é preso por desvio de recursos públicos

O secretário de Educação de Santo Amaro, Tales Antônio Moraes Campos, foi preso no início da tarde desta quinta-feira (28), envolvido em um suposto esquema de desvio de recursos públicos dentro da pasta. Após ação do Ministério Público de Santo Amaro, o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado cumpriu o mandado de prisão e o secretário foi encaminhado ao Complexo Penitenciário Lemos Brito, em Salvador. A informação foi confirmada pelo assistente do Ministério Público em Santo Amaro, Rickson Sampaio.

Campos foi preso na cidade de Lauro de Freitas quando chegava com seu carro em um imóvel, local que, segundo a polícia, era o esconderijo do secretário.

De acordo com o Ministério Público, Tales Campos presidia o esquema de enriquecimento ilícito, com a ajuda de outros 13 servidores do município. Selecionava os funcionários que iriam receber vantagens indevidas sob as rubricas de diferença de atividade complementar, diferença de vencimentos, atividade complementar e diferença de desdobramento.

Folhas de pagamento com as irregularidades eram confeccionadas e posteriormente os valores eram creditados nas contas dos servidores, que aceitavam participar do esquema sem que houvesse qualquer tipo de requerimento administrativo. Servidores que recebiam os valores pagos pelo município e os devolviam para o secretário.

Segundo o MP, o esquema de enriquecimento ilícito teria lesado os cofres do município do Recôncavo no valor atualizado de aproximadamente R$ 36 mil.

Outros 13 mandados de prisão estão sendo cumpridos no decorrer do dia.