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23 September 2021

Segundo a ciência, esses 5 hábitos estranhos ajudam você a perder peso

Todos nós sabemos que comer menos e fazer mais exercício é a melhor maneira de perder peso — mas será que existem outros hábitos que também poderiam ajudar a emagrecer?

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Sim, há outros hábitos — e bastante estranhos — que podem fazer com que você perca peso.

Mastigar ruidosamente, por exemplo — ou escolher aquele prato bem picante do cardápio, quando você for a um restaurante.

Você não acredita? Veja a seguir, cinco hábitos que os cientistas dizem que podem ajudar a evitar a obesidade e a perder peso.

1) Fazer ruído ao mastigar

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Ouvir os ruídos que você faz enquanto mastiga os alimentos aparentemente ajudaria a diminuir a quantidade de comida que você come — tanto é assim, que os investigadores aconselham a desligar a TV e o rádio, enquanto você come.

Os pesquisadores da Brigham Young University e da Universidade do Estado de Colorado, realizaram testes em que os voluntários usavam fones de ouvido, e segundo eles, esse testes mostraram que o ruído que as pessoas fazem ao mastigar os alimentos tem um efeito significativo sobre a quantidade de comida que elas comem.

Eles chamam isso de “O Efeito Crunch” — e eles dizem também que o som alto da TV poderia “mascarar” todos esses ruídos que costumamos fazer quando comemos, e que nos ajudam a estar atentos.

2) Comer frutas vermelhas e beber chá

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Um importante estudo avaliou a dieta de 124.086 pessoas com mais de 24 anos e descobriu que as frutas vermelhas, o chá e outros alimentos ricos em flavonoides podem ajudar os adultos a parar de ganhar peso.

O estudo realizado pela Universidade de Harvard e publicado no British Medical Journal descobriu que uma simples porção diária de 80g já era suficiente para causar um impacto positivo.

“Nossos resultados sugerem que escolher frutas e legumes ricos em flavonóides, tais como maçãs, peras, morangos, e pimentas, pode ajudar a controlar o peso,” declarou a pesquisadora de Harvard, Monica Bertoia.

3) Jantar mais cedo

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Três estudos recentes, envolvendo ratos e humanos, mostraram uma ligação entre comer tarde e engordar.

Um estudo de 2009 mostrou que os horários de alimentação irregulares, aos quais alguns ratos foram submetidos, aumentaram seu risco de engordar. Por outro lado, um estudo de 2013 publicado no International Journal of Obesity revelou que, dentre os 420 voluntários, as pessoas que costumavam fazer sua refeição principal depois das 3h da tarde tinham mais dificuldade para perder peso.

Steven Shea, da Oregon Health and Science University, um dos autores do estudo feito com ratos disse: “Acontece a mesma coisa com os humanos. Quando as pessoas comem muito à noite, elas engordam mais.”

4) Rir

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Os pesquisadores descobriram que as pessoas que riem muito, e de maneira incontrolável, podem queimar até 120 calorias por hora — e até as risadas leves podem queimar cerca de 100 calorias por hora.

O canal de entretenimento TV Dave solicitou à Dra. Helen Pilcher e a Timandra Harkness que investigassem os efeitos do riso — e elas descobriram que rir é uma maneira surpreendente e eficaz de queimar calorias.

5) Comer comidas muito picantes

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Os cientistas acreditam que comer pimentas poderia ajudar as pessoas a perder peso e a prevenir a obesidade.

Os pesquisadores da Universidade de Adelaide descobriram que a pimenta ativa os nervos estomacais responsáveis por enviar os sinais que dizem ao cérebro quando o estômago está cheio.

Estudos anteriores demonstraram que a capsaicina, uma substância química encontrada nas pimentas, pode reduzir a ingestão de alimentos.

O pesquisador Dr. Stephen Kentish disse: “Nós estudamos e concluímos que se eliminássemos esse canal e tornássemos os nervos incapazes de responder à capsaicina, os ratos do estudo realmente comeriam muito mais, o que nos leva a crer que esse mecanismo é de vital importância para controlar quanta comida nós ingerimos.”

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