Data de Hoje
27 September 2021

SEMINÁRIO na CMS detalha planos de mobilidade urbana para Copa em SSA

Segundo Fabio Mota o objetivo do plano é garantir fluidez e mobilidade para baianos e turistas

 

 

O evento foi realizado no Centro Cultural da CMS
Foto: Antonio Queirós

 

Um seminário sobre a mobilidade urbana de Salvador para a Copa do Mundo Fifa 2014 foi promovido na manhã desta quinta-feira, 15, pela Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara de Vereadores, no Centro Cultural da Câmara Municipal. O objetivo, segundo o presidente do colegiado, vereador Euvaldo Jorge (PP), foi detalhar e dar visibilidade às ações implementadas para a realização do evento.

Entre as medidas anunciadas pelas autoridades presentes estão a operacionalização do metrô com gratuidade do transporte por 90 dias, criação de dez linhas especiais de ônibus, estímulo ao deslocamento não motorizado, criação de rota especial para pedestres ligando o Centro antigo à Arena Fonte Nova, implantação de pontos de táxi no entorno do estádio e instalação de bicicletários com sistema de gestão.

Para o pepista o encontro foi extremamente positivo: “A partir do que foi apresentado aqui pelos representantes do Estado e Prefeitura estou confiante de que Salvador terá destaque entre as cidades-sede, fazendo uma festa segura e de qualidade para o grande público”.

Em sua opinião, os legados deixados vão além das obras físicas como a construção da Arena e de novas vias e viadutos e reforma de porto e aeroporto: “O secretário Ney Campelo destacou aqui inúmeros outros benefícios trazido pela Copa do Mundo como a geração de emprego e renda, valorização imobiliária no entorno da Arena Fonte Nova, sem desapropriação de casas para construção do equipamento esportivo, e qualificação de inúmeros profissionais que trabalharão durante o evento. Esses são benefícios que vão além dos jogos”.

De acordo com Fábio Mota, secretário municipal de Urbanismo e Transporte, o Plano Operacional de Mobilidade visa garantir fluidez e mobilidade para o Grupo Fifa e publico espectador, tendo como principais  pontos de origem e destino ao estádio, o aeroporto e Região Hoteleira.

As ações vão valer a partir do próximo dia 21, com a interdição da Rua Anfrísia Santiago, no entorno da Arena. Em 1º de junho começam a circular as linhas especiais de ônibus e no dia 11 será a vez do Metrô. Porém, nos dias de jogos em Salvador, apenas torcedores que estiverem em ônibus previamente credenciados poderão utilizar o metrô. O bicicletário, com capacidade para 600 bikes, será instalado na região do Campo da Pólvora.

Estiveram presentes ao encontro o vice-presidente da Comissão, Alberto Braga (PSC) e os edis Henrique Carballal (PT), Duda Sanches (PSD) e Pedrinho Pepê (PMDB), Claudio Tinoco (DEM), Geraldo Junior (SDD), Kiki Bispo (PTN), Aladilce Souza (PCdoB) e Alemão (PRP), além dos secretários Ney Campello (Secopa estadual) e Isaac Edington (Ecopa municipal); o presidente da Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), Mário Conceição.

Facebook Comments