Data de Hoje
20 April 2024

Semob prepara operação especial de transporte para as comemorações do 7 de Setembro

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Em razão do feriado de Independência do Brasil, 7 de setembro, a operação de transporte na cidade terá um funcionamento especial entre quinta e domingo (10). Nesta quinta-feira (07), a operação de transporte terá como foco principal as comemorações que ocorrem na região do centro da cidade. Já entre sexta-feira (08) e domingo (10), a operação das linhas de ônibus ocorre normalmente.

Serão disponibilizados ônibus da frota reguladora para as estações da Lapa, Acesso Norte e Pirajá, para atender a demanda. Na Lapa, dez coletivos ficarão das 13h às 20h e das 16h às 23h. Na Estação Pirajá, três veículos ficarão de prontidão das 15h às 22h, e três na Estação do Acesso Norte, das 14h às 21h.

Feriado – Na quinta, 19 linhas provenientes da região da Lapa, Estação Pirajá, Acesso Norte e Aeroporto, com sentido Centro, terão sua saída antecipada. Por conta das interdições, a partir das 5h as linhas que circulam pelas vias com o trânsito bloqueado terão seus itinerários desviados. As linhas provenientes do Corredor da Vitória com destino ao Campo Grande deverão acessar a Avenida Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Av. Princesa Isabel, Av. Princesa Leopoldina, Viaduto de ligação Vale do Canela (Ladeira Gabriela), Vale do Canela, Av. Contorno, retorno Praça Cairu, Av. Contorno, Vale do Canela, Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa Isabel, e o Porto da Barra.

Já as linhas provenientes do Garcia com destino à Avenida Joana Angélica deverão utilizar a Av. Anita Garibaldi, Av. Vasco da Gama, Vale dos Barris, Dique, Sete Portas, Aquidabã, Vale do Nazaré, e o Sesc. A partir deste último ponto as linhas seguem seu itinerário normal. As linhas provenientes da Avenida Garibaldi com destino ao Comércio deverão acessar o Vale do Canela e a Avenida Contorno, seguindo seu itinerário regular, enquanto as linhas com destino à Avenida Cardeal da Silva seguirão pelo Vale do Canela, Avenida Centenário, retorno, Ladeira do Ibit e retornando deste ponto ao seu itinerário normal.

Já as linhas provenientes da Avenida Garibaldi com destino ao Comércio deverão seguir pelo Vale do Canela, Av. Contorno e deste ponto segue seu itinerário normal. As que vão acessar a Av. Cardeal da Silva seguem pela Av. Anita Garibaldi, Vale do Canela, Avenida Centenário, Ladeira do Ibit e deste local segue o itinerário de origem. As linhas provenientes da Rua João das Botas com destino ao Comércio deverão utilizar a Rua Leovigildo Filgueiras, Praça Lord Cochrane, Vale do Canela e Av. Contorno. As que vão em direção ao bairro da Vitória utilizam o retorno Rua João das Botas, Rua Araújo Pinho, Rua Padre Feijó, Rua Baronesa de Sauípe, Rua Araújo Pinho, Rua Doutor Augusto Viana, Rua Padre Feijó, Rua Beirute e Avenida Centenário. Os coletivos que vão em direção a Av. Joana Angélica vão seguir pela Rua João das Botas, Rua Leovigildo Filgueiras, Padre Domingos de Brito, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama, Dique Tororó, Acesso Viaduto dos Engenheiros, Avenida Presidente Castelo Branco, retorno, Travessa Marquês de Barbacena e Avenida Joana Angélica. As linhas que vão em direção ao bairro da Barra utilizam a Rua João das Botas, Rua Leovigildo Filgueiras, Avenida Garibaldi, Vale do Canela, Ladeira da Gabriela, Rua Princesa Isabel, Rua Praguer Froes, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier e Av. Centenário.

As que utilizam a Ladeira da Montanha terão o itinerário desviado por conta de uma interdição que começará às 5h. Por conta da intervenção, os coletivos que seguem em direção ao Campo Grande vão pela Av. Contorno, Vale do Canela, Avenida Reitor Miguel Calmon, fazem o retorno Viaduto dos Reis Católicos, Vale do Canela e Avenida Contorno. As que vão em direção a Estação da Lapa seguem pela Av. Contorno, Vale do Canela, Praça Lord Cochrane, Av. Vasco da Gama, Rótula dos Barris e Estação da Lapa. Já as linhas que vão em direção a Av. Anita Garibaldi seguem pela Av. Contorno, Vale do Canela, Praça Lord Cochrane e Av. Anita Garibaldi. As que seguem em direção ao bairro da Barra utilizam a Av. Contorno e a Ladeira da Gabriela. As que vão em direção ao bairro do Canela vão pela Av. Contorno, retorno, Viaduto do Campo Grande, Rua. Araújo Pinho, Rua Padre Feijó e Av. Centenário. As que seguem para a Av. Centenário utilizam a Av. Contorno, Vale do Canela e Av. Centenário. As que vão em direção ao bairro da Vitória vão pela Av. Contorno, Vale do Canela, Viaduto Mãe Menininha do Gantois, Rua Araújo Pinho, Rua Padre Feijó, R. Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça e Largo da Vitória.

As linhas que saem do Politeama também terão o itinerário desviado. As que vão em direção ao bairro do Comércio vão utilizar o Vale dos Barris, Av. Centenário, Vale do Canela, Av. Contorno. Já as que vão para a Avenida Centenário vão acessar o Vale dos Barris e de lá seguem para o destino. As que vão para o Campo Grande utilizam o Vale dos Barris, Avenida Centenário, Rua Airosa Galvão, Rua Marquês de Caravelas, Avenida Princesa Isabel e Viaduto da Gabriela. As linhas provenientes da Av. Centenário com destino ao Vale do Canela vão seguir pela Av. Contorno.

Já as linhas com destino a Praça da Sé e que vem da região do bairro da Vitória devem seguir pela Avenida Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Av. Princesa Isabel, Av. Princesa Leopoldina, Viaduto de ligação Vale do Canela (Ladeira Gabriela), Avenida Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela, Av. Contorno, retorno, Praça Cairu, Av. Contorno, Vale do Canela, Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa e Porto da Barra. No caso da linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé segue pela Avenida Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Av. Princesa Isabel, Av. Princesa Leopoldina, Viaduto de ligação Vale do Canela (Ladeira Gabriela), Vale do Canela, Av. Contorno, Praça Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon Av. Jequitaia, Rua da Suécia, Av. França, Rua da Bélgica, Praça Cayru, Av. Contorno, Vale do Canela, Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa Isabel e Porto da Barra. Aquelas que vem da da Rua João das Botas utilizam a Avenida Araújo Pinho e a Rua Padre Feijó. Já a linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi) vai seguir a Anita Garibaldi, Vale do Canela, Avenida Contorno, retorno Praça Cairu, Avenida Contorno, Vale do Canela, Praça Lord Cochrane, Avenida Garibaldi.

Ascensores – Com exceção do Elevador Lacerda, que irá funcionar das 7h às 0h, na quinta-feira (07) os demais ascensores terão seu funcionamento suspenso por conta do feriado. Já na sexta, o funcionamento será normal. O Lacerda irá funcionar das 7h às 0h, enquanto o Elevador do Taboão vai funcionar das 8h às 17h. Entre os Planos Inclinados, o Gonçalves vai funcionar das 7h às 8h, o Pilar das 7h às 17h30 e o Liberdade/Calçada das 6h às 18.

No sábado e domingo, apenas o Lacerda estará aberto ao público das 7h às 0h e das 7h às 22h, respectivamente.

Cotae – A Coordenação de Transportes Especiais (Cotae) terá seu funcionamento suspenso entre esta quinta-feira e domingo, em razão do ponto facultativo adotado pela Prefeitura. Com isso, não serão realizados atendimentos na sexta e sábado. O funcionamento será retomado normalmente a partir de segunda-feira (11).