Data de Hoje
25 April 2024

Senadores buscam apoio contra impeachment em Portugal

BRASÍLIA — País que recebeu uma polêmica comitiva de políticos pró-impeachment há dois meses, Portugal será palco na próxima semana de eventos com senadores aliados da presidente Dilma Rousseff em uma espécie de “excursão contra o golpe”. Os principais defensores da presidente no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), estão na comitiva brasileira que participará de reuniões da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, a Eurolat, em Lisboa, de 16 a 18 de maio. O grupo é organizado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), que votou contra o impeachment.

— Nossa orientação é de ir ao mundo inteiro denunciar esse golpe — afirmou Lindbergh.

DILMA CRITICA GOVERNO

Na primeira entrevista depois de ser afastada da Presidência, Dilma Rousseff disse a 21 jornais estrangeiros que o governo de Michel Temer será “liberal na economia e extremamente conservador” nas áreas cultural e social. No Palácio da Alvorada, ela lamentou ainda que não haja mulheres ou negros no novo desenho ministerial. Dilma conversou com correspondentes ao lado de José Eduardo Cardozo, ex-advogado-geral da União e advogado de Dilma no processo de impeachment.

Dilma também disse que o governo “interino” e “ilegítimo” lança mão de mecanismos igualmente ilegítimos. Perguntada se receava uma reação truculenta da gestão Temer contra manifestações, Dilma deu a entender que espera esse tipo de comportamento.

— Nós passamos por todas aquelas manifestações e jamais tivemos um gesto de repressão, cerceamento ou de impedimento de manifestação de opinião — disse, referindo-se aos protestos de 2013, e atacou:

— Acredito que um governo ilegítimo precisa sempre de mecanismos ilegítimos para se manter no poder.

Dilma deixou que Cardozo falasse quase o dobro do tempo na entrevista e afirmou que o impeachment começa “agora”.

— Agora começa de fato o processo (de impeachment). Até agora, foi fase de aceitação — disse Dilma Rousseff, que afirmou que viajará o país e aceitará todos os convites que receber para falar do processo, em defesa “jurídica e política”.

Ela defendeu que o cenário que a afastou era imprevisível, e que “nem o mais lúcido dos analistas políticos” poderia avaliar tantas situações. Dilma pediu uma “reforma política profunda”, mas justificou-se dizendo que seu governo sofreu sistemáticos ataques, impedindo sua gestão de realizar diversas medidas.

Com a intenção de voltar ao Planalto, Dilma apontou para uma reconstrução de apoio no Congresso, onde o processo de impeachment passou com facilidade pelas duas Casas até culminar com seu afastamento. No plenário do Senado, os votos pelo seu impeachment ultrapassaram o necessário para que ela fosse afastada e chegaram à marca em que, ao fim do processo, é necessária para que ela seja deposta.

— Nós lutaremos para voltar. E, além de lutar para voltar, obviamente, nós lutaremos para recompor uma base parlamentar no futuro

GLOBO