Data de Hoje
1 May 2024
Foto reprodução

Senadores seguem com votação sobre afastamento da presidente Dilma; saiba o placar

Placar até agora, segundo as falas de 20 dos 68 senadores inscritos:

Pró-afastamento de Dilma: 17

Contra o afastamento: 3

Dos 68 senadores haviam se inscrito para discursar na sessão de amanhã (11) que vai decidir sobre a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A previsão é que cada parlamentar fale por 15 minutos, com cada um tendo dez minutos para discutir e mais cinco minutos para encaminhar o voto.

Com isso, a expectativa é que sejam aproximadamente 17 horas apenas com as falas dos parlamentares, fora eventuais atrasos e o tempo destinado ao relator da Comissão Especial, Antonio Anastasia (PSDB-MG), e ao advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que soma 30 minutos.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, também informou como será o rito de votação nesta quarta-feira. Renan disse que advertiu os senadores sobre a impossibilidade de eles falarem mais do que o tempo determinado, pois os microfones das duas tribunas desligarão automaticamente ao final dos 15 minutos.

A primeira da lista é a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o último é o senador Benedito de Lira (PP). Cada senador terá, no máximo, 15 minutos para se pronunciar.

Para que a sessão seja aberta, é necessário um quórum mínimo de 41 senadores, ou seja, maioria absoluta dos membros do Senado (81). Ela terá três blocos: das 9h às 12h, das 13h às 18h e das 19h até o fim.

Click Notícias