Data de Hoje
3 May 2024

Ser voluntário: saiba como fazer para ajudar o próximo

Que tal aproveitar o 5 de dezembro para ser voluntário e ajudar em uma causa social? Instituída como Dia Internacional do Voluntariado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é um lembrete da importância de promover boas ações na sociedade. Ficou interessado?

 

Segundo a ONU, o voluntário dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social ou outros campos por causa do interesse pessoal e espírito cívico. Vale ressaltar que o voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade quanto para quem pratica.

A boa notícia é que há inúmeras opções de trabalho voluntário que podem ser desenvolvidas. Ações em igrejas, escolas, comunidades e bairros carentes são algumas alternativas. Você pode realizar atividades voltadas à redução da fome, fomento da sustentabilidade, promoção do ensino, saúde e direitos humanos, por exemplo.

 

Está considerando a opção? Conheça os benefícios de desenvolver trabalho voluntário e saiba como encontrar um projeto do qual você pode participar em sua cidade.

 

Benefícios do voluntariado

Se está pensando em ser voluntário, tenha em mente que você pode estipular um período de tempo para a atividade. Dessa forma, fica fácil conciliar com todos os compromissos ao longo da semana. Um dos principais benefícios do voluntariado é que ele proporciona uma experiência rica em trocas e aprendizados.

 

Para quem pratica ações voluntárias, é uma oportunidade de entrar em contato com realidades diferentes – o que contribui para o crescimento pessoal. Além disso, a atividade proporciona satisfação, já que o voluntário percebe sua capacidade de contribuir para que outras pessoas tenham maior qualidade de vida.

 

Uma alternativa para quem deseja ser voluntário é apostar em atividades que têm relação com área profissional escolhida. Assim, além de ajudar na melhoria da sociedade, poderá treinar suas habilidades e competências. É uma forma de colocar ideias criativas na prática e, de quebra, fazer uma contribuição positiva para a sociedade.

 

Entretanto, não são apenas os voluntários que se beneficiam da atividade. O fato é que o voluntariado gera vantagens para a sociedade como um todo: contribui para as questões econômicas, sociais e ambientais, além de ajudar na redução das desigualdades e da exclusão de determinados grupos.

 

Como ser voluntário

A importância do voluntariado para a sociedade é inegável. Que tal investir nessa ideia? No Brasil, há cerca de 18 milhões de voluntários, segundo o estudo Wold Giving Index de 2012 da organização britânica Charities Aid Foundation – CAF. De acordo com os apontamentos, o País estava entre os dez com maior número de pessoas desempenhando a atividade.

 

E agora, quer ser voluntário? Pela internet, é possível encontrar inúmeras opções de atividades das quais pode participar. Basta fazer uma busca de associações, instituições, projetos e organizações não-governamentais (ONGs) em sua cidade e escolher a alternativa que tem mais a ver com você. Veja alguns sites que podem lhe auxiliar:

 

– Portal Filantropia.org

 

– ONGs Brasil

 

– Centro de Voluntariado de São Paulo

 

– Riovoluntário

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima