Data de Hoje
21 April 2024

Serviço Castramóvel inicia atendimento na Prefeitura-Bairro do Subúrbio e Ilhas

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

O serviço Castramóvel, que realiza castração de cães e gatos de tutores residentes em Salvador, iniciou nesta segunda-feira (4) o atendimento na unidade da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, localizada na Rua Pará, Nº 15, no bairro de Paripe. A ação, gratuita, é realizada pela Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), e permanecerá no local pelos próximos meses.

A castração é realizada mediante agendamento, que deve ser feito através do e-mail [email protected], ou presencialmente, no local, a partir das 8h. No momento do atendimento, o responsável pelo animal deverá portar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador. Além disso, deve levar cartão de vacinação antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, inclusive sem ter tomado água.

A dona de casa Anita de Souza, de 52 anos, moradora do Alto da Terezinha, ficou sabendo da iniciativa através de vizinhos e levou o gato para castrar. “É importante esse Castramóvel porque protege os gatos e também nós, que cuidamos. Lá na minha rua tem muitos gatos, inclusive com esporotricose, então melhor prevenir, porque a castração ajuda a acalmar também”, explicou.

A técnica administrativa Raquel Vaz, de 21 anos, mora em Paripe e viu a postagem nas redes sociais de uma amiga informando sobre o Castramóvel. Ela aproveitou e levou o gato Diego, de nove meses, para castrar. “É bom para cuidar da saúde dele, até porque ele anda muito na rua. Essa ação dá uma prioridade aos animais para que fiquem saudáveis, o que é fundamental para o bem de todos”, disse.

Uma outra unidade do Castramóvel segue recebendo os animais no Jardim Botânico, localizado na Avenida São Rafael, s/n, no bairro de São Marcos. De janeiro até agosto, aproximadamente 15 mil cães e gatos foram castrados de forma prática e gratuita nos dois castramóveis, através da ação, que acontece de segunda a sexta, a partir das 8h, por ordem de chegada.

Importância – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS