Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução

Sesab emite alerta sobre superbactéria em três hospitais de Salvador

Um alerta para a identificação de uma uma bactéria, resistente ao uso de antibióticos em três hospitais de Salvador foi emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A bactéria foi identificada entre janeiro e março deste ano, nas unidades de saúde.

Os nomes das unidades de saúde não foram divulgados e também não se sabe se os hospitais fazem parte da rede pública ou privada da capital baiana. O risco de infecção é apenas para pacientes internados ou equipes que trabalham nas unidades de saúde. Em geral, a população não é afetada.

A preocupação maior, segundo especialistas, é com pacientes internados que estejam com problemas de imunidade. Além do alerta, o Núcleo Estadual de Controle de Infecção da secretaria enviou uma nota técnica onde detalha uma série de medidas para evitar a contaminação.

Entre as medidas de controle estão higiene das mãos, limpeza e desinfecção do ambiente com produtos à base de hipoclorito e álcool à 70%, além de manter pacientes infectados em quartos separados e uma equipe exclusiva para atender esses pacientes.

Ainda segundo a nota, todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados ao Núcleo Estadual de Controle de Infecção. O documento diz também que a pandemia de Covid-19 pode ter criado ambiente para o uso indiscriminado de antibióticos que favorecem o aparecimento de organismos super-resistentes.

Metro1