Data de Hoje
29 March 2024

Sete cidades baianas estão em estado de emergência por causa das chuvas

Exceto na região sul, que nós estamos hoje com 35% além da média histórica, todas as regiões foram duas vezes a média histórica, chegando, em algumas regiões como a Chapada, Oeste e alguns lugares no Norte, a quatro vezes a média histórica de volume de chuva no mês de janeiro”, declarou.

Ainda segundo Rui Costa, a Defesa Civil está enviando colchões, água, filtros e alimentos aos municípios afetados. “Esse é o momento de fazer a assistência às famílias. A água está baixando em Riachão e em algumas cidades, e só aí será possível fazer a contabilidade correta”, afirmou o governador em relação à quantidade de famílias desabrigadas por causa das chuvas.

O governador frisou que apenas as famílias que não puderem retornar às suas casas serão consideradas desabrigadas. “Tem desalojados, que são aqueles onde a água sobe, mas assim que baixa a água a pessoa pode voltar para sua casa. Eventualmente a pessoa vai ter perdas de mobiliário e eletrodomésticos, mas a casa está intacta e ela pode voltar a morar”, explicou.

Após morte de idosa, mais de 500 pedidos de avaliações de árvores são registradosChuva: PRF alerta trechos mais perigosos nas rodovias baianas

Riachão do Jacuípe

Das 700 famílias desalojadas pelas chuvas na Bahia, 450 estão em Riachão do Jacuípe, segundo a contabilização do governo do estado. Para avaliar a situação, o governador deve visitar as áreas mais afetadas do município na terça-feira (26), acompanhado pela prefeita Tânia Regina Alves.

“Hoje falei mais uma vez por telefone com a prefeita e ela está fazendo o levantamento. Disse que a água já baixou e eu pedi que ela faça o levantamento casa por casa, inclusive com relatório fotográfico, para que nós possamos dar assistência às famílias e, ao mesmo tempo, pedir ajuda do Governo Federal, do Ministério da Integração”, afirmou.

O governador destacou ainda que dois caminhões de donativos serão enviados ao município com itens de assistência para as famílias, como filtros de água, água potável, colchões e cestas básicas. As doações foram recolhidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e pela Defesa Civil.