Data de Hoje
28 March 2024
Foto reprodução

Sexo anal: confira o que é mito e o que é verdade sobre essa prática

O sexo anal é uma prática temida e evitada por muitas mulheres. E o medo de se entregar ao prazer que o ato proporciona, muitas vezes é provocado pelo medo do desconhecido.

Conversamos com o proctologista Dr. Afonso Moniz de Aragão, do Vita Check-up Center, para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

A primeira declaração do especialista tranquiliza quem pretende se aventurar: “Sexo anal não é um erro, mas é necessário respeitar as características do local”, afirma, taxativamente.

406

Confira os mitos e verdades sobre sexo anal na lista abaixo:

1- O canal anal feminino é diferente do masculino?

Segundo o esclarecimento do Dr. Afonso, são diferentes, sim, e o canal anal masculino exige um esforço maior para se adaptar à prática do sexo anal. “O canal masculino é mais longo e a musculatura é mais rígida. É mais difícil ainda”, explica.

2-  O sexo anal exige alguma preparação?

Justamente para evitar aquele desconforto que é a vontade de evacuar, é bom tomar alguns cuidados antes. “Se for tudo programado, há como se preparar com uma lavagem intestinal. Existem produtos próprios para isso, laxantes que funcionam com a aplicação local”, explica o proctologista, alertando para a necessidade de consulta com um especialista para a prescrição. “Outra alternativa é a ducha higiênica, com um ajuste na pressão da água. Quando o líquido entra, automaticamente o intestino reage e sente a necessidade de evacuar”, completa.

sexo-anal-esclarecendo-mitos-e-verdades

3-  Fizemos todos os exames médicos, deram todos ok. Precisamos de preservativo?

Sim, por todos os motivos – exceto o de evitar gravidez, claro. Mas, além das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o especialista alerta para uma outra razão, que poucos dão atenção. “As bactérias que existem no intestino e não causam doença naquele órgão, podem, ao entrarem em contato com a uretra, causar infecção urinária. Ainda que não haja doenças sexualmente transmissíveis no receptivo e no ativo da relação, essas bactérias parasitas do intestino, nas vias urinárias, são muito agressivas”, explica o Dr. Afonso.

sexoanal

4- Não tenho um brinquedo erótico ‘profissional’ para me divertir sozinho, mas tenho objetos parecidos em casa. Posso usá-los?

O Dr. Afonso explica que, infelizmente, as pessoas abusam da criatividade na hora de satisfazer o desejo do sexo anal. Ele conta que, na rotina de um proctologista, é muito comum receber pacientes que introduziram objetos como copos, garrafas, embalagens de desodorante, lâmpada, entre outros, e que não conseguem expelir. E isso é muito perigoso, ele alerta: “Especialmente os objetos que não têm o diâmetro constante, como é o caso de uma lâmpada, por exemplo. Qualquer tipo de manipulação com objetos é muito perigosa e há de se alertar para o fato de que, se totalmente introduzido, ele não será eliminado espontaneamente. Será necessário um procedimento cirúrgico para retirá-lo”, esclarece.

sexo-anal-dor-truque

5-  O pênis dele é muito grosso. Vai machucar?

O pênis com o diâmetro exagerado traz mais desconforto na penetração e pode machucar, afirma o Dr. Afonso. “Por isso, para a prática, tem que haver uma lubrificação adequada e deve ser feita a dilatação da musculatura da região com ajuda dos dedos. O ideal é chegar até o terceiro dedo, antes da penetração definitiva com o pênis”, explica. Sem esses cuidados, pode-se ferir no local: “O diâmetro exagerado do pênis pode provocar a laceração/ruptura do músculo que reverte o canal anal. Uma ferida pequena, mas extremamente dolorosa, com cicatrização difícil que pode perdurar por anos”, alerta o proctologista.

6- A prática do sexo anal causa hemorroida?

Nem poderia, como explica o especialista. “É o oposto”, ele diz. “Inclusive, a dilatação desse tecido elástico do canal anal é terapêutica. Com a devida prescrição, um método de introdução funciona como tratamento contra a hemorroida”, explica o Dr. Afonso. “O importante para corrigir a hemorroida é recolocar as veias no interior do canal anal e o movimento de introdução do pênis pode ajudar”, esclarece o especialista. Lembrando que o tratamento precisa de acompanhamento médico e de que nada deve ser feito à revelia do paciente.

424

7-  Qualquer produto emoliente serve para lubrificar o pênis?

Segundo o proctologista, não convém arriscar com nada que não seja próprio para a aplicação no local. “Composições químicas variam muito e a pessoa precisa se deter ao fato de que aquele produto entrará em contato com a pele do canal anal e do reto, áreas sensíveis e muito peculiares do corpo”, diz. “Produtos neutros, adequados para qualquer outra região, não necessariamente são neutros para a região anal”, explica ele. Ou seja, não improvise!

casal-sexy-lingerie-deitado-cama

8-  Sinto vontade de evacuar. Pode acontecer?

Se o reto não estiver preenchido com excesso de bolo fecal, é só um falso desejo. E, segundo o especialista, geralmente é um falso desejo. “O intestino não tem inteligência, então, a partir do momento em que a musculatura se contrai, ele entende que é para expelir algo, bem como acontece com o movimento na hora de evacuar”, explica o proctologista.

mh_interna_99184914

images (1)