Data de Hoje
25 April 2024
Foto ilustrativa

Shampoo bomba de café para crescer os fios: será que ele funciona mesmo?

Você já ouviu falar no “shampoo bomba de café”, uma receita caseira que promete acelerar o crescimento do cabelo em até cinco vezes?

Essa mistura virou uma febre na internet e é um dos assuntos mais explorados pelas blogueiras e youtubers de beleza.

Para elas, uma vantagem desse shampoo seria o fato de ele não conter substâncias químicas prejudiciais à nossa saúde – diferente do shampoo bomba original, que é feito com uma vitamina de uso veterinário.

Mas será que o fato de não fazer mal à saúde significa que o shampoo de café realmente ajuda o cabelo a crescer mais rápido? Embora as youtubers digam que sim, a Ciência discorda dessa afirmação. Vamos entender os motivos para isso.

De onde veio a moda do shampoo com café?

Foto: Unsplash

A ideia de utilizar o café como ativo capilar surgiu depois da publicação de um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, que demonstrou indícios de que a cafeína estimularia os folículos capilares e, assim, favoreceria o crescimento dos fios.

De acordo com o doutor Tobias U. Fischer, do centro de estudos alemão, a solução com cafeína teria aumentado a velocidade de crescimento dos fios em 25%. Além disso, essa substância ajudaria a prevenir a morte e a inatividade das células capilares.

Agora é que vem a má notícia

Apesar de o estudo comprovar os efeitos benéficos da cafeína sobre o crescimento do cabelo, isso não significa que aplicar café diretamente no couro cabeludo ou nos fios vai ter o mesmo efeito.

Isso acontece porque a cafeína utilizada na pesquisa é uma substância pura, isolada e anidra (sem moléculas de água), muito mais concentrada do que a cafeína presente nos grãos de café que temos em casa.

Além de estar em uma concentração muito mais baixa no nosso café em pó do dia a dia, os grãos são muito grandes para conseguir penetrar no nosso couro cabeludo e atingir os folículos capilares. Dessa forma, cientificamente falando, adicionar pó de café no shampoo para o cabelo crescer mais rápido não funciona.

E também não adianta aumentar a ingestão de café na esperança de que a cafeína exerça esse efeito de dentro para fora: para obter o mesmo efeito do estudo, seria necessário tomar de 40 a 50 xícaras de café por dia, uma quantidade certamente muito tóxica para o nosso organismo.

Mas eu usei o shampoo bomba de café e funcionou!

Foto: iStock

Realmente, não é difícil encontrar relatos de mulheres que utilizaram o shampoo de café e afirmam que seus cabelos cresceram e ficaram mais bonitos.

A explicação que a Ciência dá para esse fato é que essas mudanças não são resultado da cafeína, mas sim da esfoliação que os grãos de café promovem no couro cabeludo, removendo as células mortas e promovendo o crescimento.

Mas nem tudo está perdido: se você deseja testar o shampoo bomba de café, a sugestão cientificamente correta é utilizar um produto capilar que já venha com alta concentração de cafeína, seja ele industrializado ou manipulado. Nesse caso, a melhor opção é consultar um dermatologista, que está apto a indicar a fórmula mais apropriada para o seu cabelo.