Data de Hoje
22 July 2024
Foto reprodução- Deputado Federal Jorge Solla (PT)

“Significa unidades de saúde fechando as portas”, diz Solla sobre PEC que limita gastos na saúde

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos em saúde representará um encolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS), foi apresentada  na tarde de hoje(24) pelo governo Temer.

Para O deputado federal Jorge Solla (PT). “Inevitavelmente isso significa unidades de saúde fechando as portas. É a materialização da redução do SUS que o ministro da Saúde propôs na semana passada e depois, envergonhado, fez de conta que recuaria”, afirmou Solla em sessão do Congresso Nacional.

Segundo Solla há mais de uma década a inflação dos custos da saúde tem sido superior ao índice de inflação geral da economia em 2015, esses números foram de 19,5% e 10,6%, respectivamente.

“É um setor que tem uma incorporação tecnológica constante, nos equipamentos, nos fármacos, na especialização da mão de obra, e isso tem reflexo nos custos. Temos uma tabela do SUS que está precisa é ser reajustada, mas essa PEC segue no caminho contrário, de sufocar completamente o SUS”, declarou o parlamentar.

Click Notícias