Data de Hoje
22 June 2024
Foto: Reprodução

Socorro ACM Neto! Lagoa na Pituba seca a cada dia e moradores pedem ajuda da prefeitura

Um grupo de moradores do entorno da Lagoa dos Patos, no bairro da Pituba, em Salvador, se uniu para tentar salvar a área e pedem a ajuda da Prefeitura. A lagoa localizada entre as ruas Piauí e Maranhão chegou a ser local de recreação e lazer para muitas famílias e de encontro de pescadores, mas está praticamente seca.

O nível baixíssimo de água é atribuído pelos moradores a fatores como os longos períodos de estiagem, as perfurações de fundações para construções no entorno do parque e o rebaixamento do lençol freático com a perfuração clandestina de poços artesianos. As construções podem ter afetado o lençol freático e as prováveis nascentes que alimentavam a lagoa.

O grupo pede a ajuda, mais uma vez, do Prefeito ACM Neto e dos órgãos responsáveis, para que seja executada a captação, através do entroncamento com águas pluviais, para minimizar o problema, assim como a elaboração de um estudo técnico para apontar alternativas para evitar o desaparecimento da lagoa.

Em 2013 a vereadora Ana Rita Tavares, na época pertencia Ao Partido Verde (PV), apresentou projeto solicitando à Secretaria da Cidade Sustentável a criação de um programa de revitalização do ecossistema e conservação das áreas comuns da lagoa, mas pela situação atual é possível ver que nada foi feito pela secretaria e a situação piorou.

De acordo com registros históricos, a Lagoa dos Patos, ou Vela Branca, tinha uma grande extensão e diversos afogamentos foram registrados na década de 1970. Em 2006, moradores haviam feito um abaixo-assinado para pedir melhorias na área e não houveram mudanças.

Lagoa dos Patos em 2013

Por Click Notícias