Data de Hoje
16 June 2024
Bebê precisa ser internado em uma UTI (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)

Socorro Governador! Bebê precisa ser internado em UTI e unidades do Estado estão sem vagas

O bebê Pedro Gabriel, que teve complicações ao nascer na última terça-feira (24), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, precisa ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com informações divulgadas no site Brumado Notícias, o pai da criança, Elian da Silva Almeida, disse que a equipe médica e a direção da unidade de saúde, através da regulação, não conseguiram vaga em nenhuma unidade avançada do Estado. Ele acionou o Ministério Público Estadual (MPE) e o órgão entrou com um pedido de liminar que foi expedido pela justiça obrigando o estado a fornecer o atendimento necessário à criança em menos de 24 horas. O estado ainda foi obrigado a bancar as despesas do tratamento, inclusive com custeio da hospedagem e do transporte para os pais, se não houver vagas na rede pública, já que o mesmo não cumpriu seu papel de ofertar o atendimento no domicílio do paciente.

Vale ressaltar que a UTI neonatal de Brumado já está pronta e equipada, mas ainda precisa ser inaugurada para entrar em funcionamento. Para isso, estão sendo aguardadas as assinaturas dos municípios que devem compor o consórcio regional de saúde para que haja acerto entre o consórcio e o estado para custear as despesas de manutenção da unidade.

O setor de saúde de Brumado é campeão de reclamações da população na justiça por não ofertar atendimentos avançados, o que obriga o município a transferir seus pacientes para outras unidades de saúde, até mesmo fora da Bahia.