Data de Hoje
20 April 2024

Socorro governador! Pais reclamam de falta de água em Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em São Marcos

Pais e mães de alunos da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo no bairro de São Marcos se queixam da instabilidade quanto à frequência de aulas da unidade. O ano letivo começou em 6 de fevereiro, mas naquele mês a escola recebeu os alunos em apenas sete dias. Já em março, houve aula na última quinta (9) e sexta-feira (10), e nesta semana. O motivo, segundo conta Marinês Miranda, mãe de uma aluna, é a constante falta de água e esgotamento. A escola foi inaugurada em novembro do ano passado. “Tenho que ligar para saber se a água caiu. São 210 alunos, com dois tanques de mil litros. A região é ruim de cair água. Às vezes cai água no dia, às vezes não. Fica horrível essa situação”, contou, em entrevista ao Bahia Notícias.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED), responsável pela unidade escolar, reconheceu o problema de abastecimento de água, mas deixou a situação por conta do serviço de fornecimento feito pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). “Em alguns dias é inexistente e em outros com pouca vazão. Há um problema com a ligação do esgoto, que já está sendo resolvido pela secretaria, mas que não impede a realização das aulas”, se posicionou a SMED, por meio de nota. A Embasa, por sua vez, informou que o abastecimento de água na Rua Djalma Sanches, onde está localizada a escola, ocorre normalmente.

“Técnicos da empresa estiveram no local na tarde de hoje [quinta-feira, 16] e constataram que o fornecimento também é normal, até o hidrômetro do imóvel onde funciona a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo. (…) Ressaltamos que, de acordo com a legislação vigente, a adequação e a manutenção da rede interna do imóvel são responsabilidades do morador ou proprietário”, explicou a empresa, também por meio de nota. De acordo com a Embasa, uma nova visita deve ser feita à escola na manhã desta sexta-feira (17) para verificar o que está causando irregularidade no abastecimento de água.