Data de Hoje
28 March 2024

Solar Boa Vista e Plataforma recebem cameratas da OSBA no projeto Sextas Instrumentais

O Cine Teatro Solar Boa Vista e o Centro Cultural Plataforma – espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – recebem, em setembro, o projeto Sextas Instrumentais, uma parceria entre Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e a SecultBA. O objetivo é levar os pequenos grupos que executam música erudita – cameratas – a centros de cultura de Salvador e região metropolitana. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 15h.

No dia 18, o Cine Teatro Solar Boa Vista recebe a camerata Quadro Solar, formada pelos músicos Andréa Bandeira (flauta), Maria Cândida Lobão (violoncelo) e Mário Gonçalves (violino), que irá tocar os quartetos para flauta e cordas do compositor alemão A. W. Mozart e explorar o repertório lírico.

Já dia 25 é a vez do Sexteto Opus Lumen se apresentar no Centro Cultural Plataforma. O grupo é composto por Solamy Oliveira (clarinete), Gustavo Seal (oboé),  Ilza Cruz (fagote), Adelson (trompa),  Antonio Carlos (flauta) e  Humberto (percussão). Executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular estilizada.

unnamed (1) - Cópia

Os espetáculos circulam nos espaços culturais da SecultBA até dezembro, sempre às 15h. Os concertos terão caráter artístico-pedagógico e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia: Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes. São eles: Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org

Projeto Sextas Instrumentais

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista e Centro Cultura Plataforma

Quando: 18 e 25 de setembro, às 15h.

Quanto: Grátis

Mais informações: www.espacosculturaisbahia.org

Telefone: (71) 3103-3278