Data de Hoje
18 June 2024
Foto: Bruna Borges - Click Notícias

Solidariedade deve anunciar Dion Santyago como pré-candidata à Câmara de Vereadores

Em menos de quatro meses, a população deve ir às urnas para eleger seus representantes locais. Cada cidadão procura enxergar na casa legislativa uma pessoa que compartilhe de ideais similares ao seu, por isso, os partidos políticos buscam trazer nomes fortes para compor suas campanhas. O Solidariedade vem negociando com figuras representativas como uma de suas pré-candidatas à Câmara dos Vereadores, Dion Santyago.

Dion Santyago entra na corrida para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal pelo Solidariedade tendo entre suas bandeiras de lutas a causa LGBT que atualmente em Salvador não tem nenhum represente oficial.

“É maravilhoso participar dessa mudança política no Brasil, espero que cada candidato ou candidata LGBT conquiste uma cadeira, pois precisamos nos sentir representados”, disse. Em Salvador, por exemplo, a primeira vereadora e até o momento a única eleita para representar a comunidade Gay na Câmara Municipal foi Leo Kret em 2009.

Nascida em Ituberá, no Litoral Sul da Bahia, Dion chegou à capital com 14 anos. Aos dezoito, começou a trabalhar como cabeleireira. Assim como muitos LGBT sofreu preconceito, mas continuou na luta. Questionada sobre o fato de muitas Travestis e Transexuais precisarem recorrer às ruas (prostituição) para sobreviver, Dion demonstra uma postura coerente com essa realidade. “Muitas estão ali por que falta oportunidade. Precisamos mostrar para sociedade que somos capazes de exercer qualquer tipo de trabalho como uma pessoa dita heterossexual exerce”, ressalta.

Em mais de três décadas na luta pela comunidade Gay, Dion viu alguns lugares voltados ao público LGBT acabar, por exemplos, o Beco dos Artistas e a Praia dos Artistas. “É necessário pensar numa forma de reviver o Beco, afinal muitos começaram sua vida no local, o Beco é fonte de renda para algumas famílias, é um ambiente que abraça qualquer pessoa e não pode continuar nesse estado de calamidade”, aponta.

Atualmente Dion realiza um trabalho que favorece a visibilidade do público o “Por do Sol das Divas” acontece aos domingos no Porto da Barra, tradicional point gay da capital baiana. Dion agita o calçadão juntos suas convidas.

A escolha do partido Solidariedade veio através do convite do pastor Juvanio Araújo. “No começo fiquei receosa por ser um líder religioso, onde vemos alguns atacar nossa causa, mas fui bem recebida e estamos na luta por mais direitos para toda população”, explica.

Foto: Bruna Borges - Click Notícias

Foto: Bruna Borges – Click Notícias

Para Juvanio o fato de Dion defender o público LGBT não prejudica a reação de convivência entre eles. “Jesus veio pregar o amor entre todos, não serei eu que vou fazer diferente. Buscamos o bem estar da sociedade como toda, procuro difundir esse principio do Cristo”, ressalta. 

Por Pedro Moraes – Click Notícias