Data de Hoje
23 April 2024
Foto divulgação

Suíca critica atuação de policiais em Santa Cruz e pede apuração da PM

O incidente envolvendo um agrupamento da Polícia Militar, que fazia a cobertura do Forró da Sucupira, na comunidade de Santa Cruz, em Salvador, deixou o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) indignado. Nesta segunda-feira (10), o edil líder do PT na Câmara da capital pediu apuração ao caso que aconteceu no último sábado (8), segundo dia de festejo, quando policiais para conter uma confusão atiraram para cima, causando terror aos moradores da localidade. “É um absurdo essa atitude da PM, e é preciso apurar para saber o que de fato aconteceu. A população está questionando e vamos procurar o comandante Anselmo Brandão para que abra investigação sobre o caso, além de acionar o Ministério Público”, salienta Suíca.

Para o edil petista, são 21 anos de festejos organizados pela comunidade e não se registrou, no decorrer desse período, um fato como esse. “Os relatos e as imagens feitos pelo site União Santa Cruz não demonstraram nenhuma necessidade dos policiais agirem dessa forma. A gente sabe que as bases comunitárias da Santa Cruz, comandada pela comandante Sheila tem feito um trabalho espetacular no que tange a questões sociais e conversas com a comunidade”, frisa. Suíca participou dos festejos de Pirajá, na Lavagem de Labatut, e aponta que o comportamento da polícia com a comunidade é diferente do dado à comunidade de Santa Cruz e Nordeste.

“Mas também não são os mesmos comportamentos dados aos bairros mais nobres. Eu fico sem entender como uma corporação de 32 mil homens, onde 90% vem de comunidades vulneráveis socialmente, como o próprio coronel da PM, agem dessa forma com a população mais pobre e mais negra dessa cidade. A gente precisa de mais trabalho social e mais políticas públicas que violência nessas comunidades”, destaca. Suíca diz que o Forró da Sucupira atraiu centenas de moradores da região do Nordeste de Amaralina e que já é uma tradição na localidade.