Data de Hoje
28 March 2024
Vereador Luiz Carlos Suiíca (PT)/ Foto Marcele Correia

Suíca defende ampliação de ações da Ufba na periferia

Ações para alavancar o potencial cultural e intelectual da juventude de bairros periféricos de Salvador. Esse foi um dos principais temas debatidos durante reunião, realizada na quarta-feira (1º), entre o vereador Suíca (PT) e o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Sales, no Salão Nobre da Reitoria. O encontro contou ainda com participação de integrantes de movimentos sociais, do Sindilimp-BA, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de representantes do KIU (movimento LGBT), da Associação Quilombo Nova Constituinte, e da TV Baiana.

“Tratamos uma série de demandas, inclusive da importância da Ufba no enfrentamento ao golpe contra a democracia e a retirada de direitos que acontecem neste atual governo federal. Os movimentos sociais, assim como eu, defendem uma ampliação maior da Universidade nas comunidades e bairros periféricos de Salvador. A instituição tem um grande potencial para isso, para ser parceira das comunidades”, salienta o vereador, líder do PT na Câmara.

Retorno

O vereador Suíca ainda endossa “que ao ter na Ufba uma instituição de portas abertas, a juventude das periferias pode se inspirar a buscar mais conhecimentos e um caminho profissional”. O vereador acredita, ainda, que os profissionais formados na Ufba têm um papel preponderante ao trazer para as comunidades o retorno com serviços e ações.

Por sua vez, o reitor João Carlos Sales destacou a importância da parceria com os movimentos sociais, e ressaltou “a união neste momento, em que os direitos estão sendo atacados”. Ele disse também que é do “interesse do reitor que os terceirizados sejam de fato integrados na dinâmica da Universidade e reconhecidos como profissionais importantes para o desenvolvimento da educação e que possam sim ser oportunizados com uma formação digna e boas condições de trabalho”.