Data de Hoje
24 April 2024
Foto divulgação

Suíca defende atuação de sindicalistas e aponta para os 34 anos da CUT

Os 34 anos de atuação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), completados nesta segunda-feira (28), foram tratados pelo vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, como um legado importante para a democracia do país. Conforme Suíca, foram os movimentos sindicais e sociais que auxiliaram a mudar a dinâmica e política econômica do Brasil. O petista aponta que, na Bahia, o presidente Cedro Silva e a direção atual procuram ampliar os debates envolvendo todas as categorias e estão à frente de ações importantes contra o governo de Michel Temer (PMDB).

“Esses sindicatos são responsáveis por assegurar os direitos dos trabalhadores e a CUT é uma central que reúne instituições com essa mesma determinação. Acredito que depois do impedimento da presidente Dilma, eleita pelo voto direto, a CUT assumiu papel preponderante nas ações contra o governo do traidor Michel Temer. Os atos nas ruas, por exemplo, contam sempre com a atuação da Central e de seus dirigentes, além de frentes comandadas por movimentos sociais e populares”, frisa Suíca.

Para o edil petista, a atuação da CUT na Bahia reflete também a ansiedade que o trabalhador tem de ter “um governo legítimo, que olhe para as políticas sociais e que tenha uma economia voltada para o fortalecimento do elo entre trabalhador e patrão”. Ainda conforme Suíca, a atuação dos sindicatos nesses 34 anos da CUT foi fundamental para que “o país tenha um regime político com o povo escolhendo seus representantes. É preciso fortalecer, cada vez mais, os sindicatos”, completa.