Data de Hoje
25 April 2024
Foto divulgação

Suíca defende implantação do VLT: “Vai dar mais agilidade, desafogando a Suburbana, Baixa do Fiscal e Comércio”

O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), atual ouvidor da Câmara Municipal, esteve na audiência pública do Governo do Estado, na última sexta-feira (20), onde defendeu a implantação do modal que substituirá os trens do Subúrbio. “O VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] é uma experiência bem-sucedida em todo o mundo. Em Salvador, vai dar mais agilidade e conseguir transportar mais pessoas, desafogando a Suburbana, Baixa do Fiscal e Comércio”. Para o edil petista, o empenho do Governo do Estado, na figura do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foi o diferencial para que a obra siga nos planos da mobilidade urbana.

“Mesmo tendo recebido uma negativa do governo federal de [Michel] Temer, o Estado buscou recursos próprios e de parceiros e está colocando essa obra para frente, ouvindo a população. Temos a expectativa que, assim como o metro, ela deverá ser rapidamente implementada”, frisa. Suíca destaca que ainda há alguns ajustes e sugestões a serem incorporados ao projeto. “Ainda há alguns ajustes que devem ser feitos de forma participativa, como a demanda dos feirantes poderem levar suas mercadorias, o acesso das bicicletas e as demandas de algumas comunidades que se ergueram vizinhas aos trilhos”.

Para contribuir no aperfeiçoamento do projeto, Suíca garante a organização de uma audiência da Câmara Municipal de Salvador para tratar o assunto. “A Ouvidoria irá propor uma nova audiência para discutir ainda mais o projeto e serem incorporadas novas diretrizes”. O vereador destacou também o sonho de construir uma linha 2 do VLT que atenderia Mapele e Simões Filho, o que considerou uma demanda urgente para o governo da Bahia.