Data de Hoje
29 March 2024

Suíca defende investimentos em educação e diz que notas do Enem refletem nível socioeconômico

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), considerou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2014, um reflexo dos parcos investimentos em educação – uma situação que se arrasta desde a criação do Estado Brasileiro. Nesta quinta-feira (6), o edil petista disse que o país tem avançado no setor, mas que ainda há muito a ser feito. “Infelizmente, na lista das melhores instituições só temos referências de escolas privadas e cinco delas são da Bahia. O positivo é que são escolas familiares agrícolas, que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo”, aponta. Os dados do Enem por escola foram apresentados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O vereador petista Luiz Carlos Suíca - FOTO Ascom 3

“É bom lembrar que o governo federal complementou e fortaleceu o sistema nacional, a ideia de um Enem nacional, por exemplo, fez com que hoje pudéssemos avaliar escolas públicas e privadas e fazer essa avaliação da educação. Isso aponta que o Enem está forte também”, afirma Suíca. Outro ponto comentado pelo vereador de Salvador diz respeito ao indicador de permanência na escola, que é utilizado pela primeira vez nas avaliações do exame nacional por escola.

“Esses dados apontam que as notas altas têm relação direta com o nível socioeconômico, ou seja, os pobres têm pouco desempenho e os ricos as melhores notas. Escolas com alunos de nível muito alto tiveram nota média de 611 pontos, enquanto que as que atendem um nível muito baixo obtiveram 429 pontos”. Ainda conforme os dados do Inep, as maiores médias são de estudantes que têm professores com formação acadêmica específica nas matérias que ensinam.

Click Notícias/Inf: Vitor Fernandes