Data de Hoje
20 September 2021

Suíca defende o karatê como um esporte de disciplina e pede mais incentivo

O karatê é um esporte de disciplina, que envolve toda a família. Neste final de semana acontece, em Salvador, um evento fundamental para a Bahia, por se tratar de uma seletiva para o PanAmericano. A informação é do vereador e líder da oposição, Luiz Carlos Suíca (PT), que esteve neste sábado (5), no Fiesta Bahia Hotel, no segundo Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional. A Associação dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Aslimp) é parceira da Federação Baiana de Karatê Tradicional e realizou um debate estrutural sobre a situação do esporte na capital com a presença do edil. “Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as competições, como a que vai acontecer no mês de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte [PanAmericano]. Este evento já conta com a participação de aproximadamente 400 atletas de todo país”, completa Suíca, que aponta ter praticado o esporte antes de entrar definitivamente para a política.

Para o vereador petista, qualquer esporte auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente - FOTO Divulgação

Para o vereador petista, qualquer esporte auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente, mas aponta o karatê “como uma prática disseminadora da humildade e generosidade. Vejo isso nos adolescentes que praticam o esporte, são pessoas cuidadosas, educadas e comprometidas com o que fazem. Para mim isso é ser humilde, e hoje precisamos cada vez mais espalhar isso. Esse evento, não teve apoio de instituição governamental, apesar de aquecer o turismo. É uma competição importante, que envolveu família, com a participação do público, e o ginásio lotado”, completa. A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza da Bahia (Sindilimp), Ana Angélica Rabelo, esteve com o edil no evento, foi homenageada e recebeu o título de presidente de honra da Federação de Karatê-Dô Tradicional. Houve ainda a participação de representantes da federação mundial de karatê.

Para o vereador petista, qualquer esporte auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente - FOTO Divulgação 2

“O presidente da federação baiano, João Roberto Lago de Medeiros, e o organizador e vice-presidente da federação, professor Ronaldier Rodrigues, são representantes do esporte e sempre atuaram para a melhoria da prática na Bahia e na inserção de jovens de periferia nos projetos”, informa Suíca. O segundo Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional começou na sexta (4) e vai até este domingo (6). Este ano, o evento homenageou o mestre Denílson Caribé de Castro, patrono do karatê do Brasil e da Bahia, que completará 30 anos de falecido. Além da competição, os atletas podem se inscrever para o curso de atualização técnica para trocar e compartilhar conhecimento em experiências com importantes figuras do karatê nacional.

Facebook Comments