Data de Hoje
28 March 2024
Foto reprodução

Suíca engrossa trincheiras de luta do MST e cobra pautas históricas do movimento

A jornada de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa uma semana de ocupações em diferentes estados da Federação. Na Bahia, a sexta-feira (20), foi marcada por mais protestos e atividades políticas em Salvador, durante reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDR). O vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), esteve no encontro com o deputado federal e membro do MST, Valmir Assunção (PT-BA), para engrossar as trincheiras de luta do movimento e cobrar pautas históricas, como as ações de infraestrutura para assentamentos e regularização de territórios de acampamentos, além de instrumentos e meios de produção.

“O movimento segue com inúmeras pautas na Bahia, desde a conclusão, reforma, e construção de novas escolas em assentamentos até ações que reforcem a luta por reforma agrária no estado, já que o governo de Michel Temer cortou os recursos no orçamento em mais de 90% para valorizar a bancada ruralista e ter seu apoio. Temer paralisou a reforma agrária e inviabilizou a continuidade de inúmeros programas e projetos. Até os carros-pipas foram cortados para quem vive o longo período de estiagem no campo”, frisa.

Na Bahia, Suíca diz que o governo de Rui Costa tem auxiliado o movimento e afirma ter certeza que mais uma vez ajudará. O edil petista ainda fala da segurança no campo e cobra mais celeridade nas investigações das mortes de quilombolas, indígenas e trabalhadores rurais em todo o país, e ressalta a importância de se manter a resistência contra determinações do atual governo federal. “O campo precisa produzir, e quem produz o nosso alimento diário é o MST, para isso é preciso incentivo e segurança no campo. É preciso manter-se resistente e lutar por seus direitos”, completa.