Data de Hoje
11 May 2021

Temporal com ventos de quase de 120 km/h causa transtornos no RS

Capital teve destelhamentos de centros de compra e posto de gasolina.

CEEE afirma que cerca de 300 mil clientes estão sem energia

Chuva derrubou telhado de posto de combustível em Porto Alegre (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Chuva derrubou telhado de posto de combustível em Porto Alegre (Foto: Josmar Leite/RBS TV)

Um temporal que atingou Porto Alegre na noite desta sexta-feira (29) provoca transtornos no município. Já na madrugada de sábado (30), o mau tempo ainda deixava cerca de 300 mil clientes sem luz, de acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A chuva derrubou parte dos telhados de dois centros de compras e de pelo menos um posto de combustível na Região Central, além de destelhar residências e derrubar árvores.

Semáforo caiu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre (Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)Semáforo caiu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva
(Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)

De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. A chuva cancelou o evento de carnaval Descida da Borges, no Centro, onde pelo menos cinco postes de energia foram derrubados pela ventania.

Segundo a CEEE, a maior parte dos 200 mil clientes sem energia está na capital gaúcha. A companhia diz que a subestação responsável pelo fornecimento de energia ao Centro e aos bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Bom Fim, foi atingida por objetos arremessados pelo forte vento durante a chuva. Até por volta das 2h, não havia luz em grande parte da Região Central da cidade.

Danos no edifício-garagem ao lado do Shopping Praia de Belas (Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)Danos no edifício-garagem ao lado do Shopping
Praia de Belas (Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)

Foi registrada a queda de parte do telhado do Shopping Praia de Belas, um dos principais centros de compras da capital gaúcha, no bairro de mesmo nome, e o Nova Olaria, na Cidade Baixa. Um edifício-garagem ao lado do shopping também teve danos. O posto de combustíveis que ficou destelhado fica na esquina entre as avenida Borges de Medeiros e Ipiranga, também no bairro Praia de Belas. Havia no local dois funcionários e um cliente na loja de conveniências, que não se feriram.

Ruas dos bairros Azenha, Cidade Baixa, Morro Santa Tereza, Menino Deus e do Centro tinham árvores caídas sobre a pista. Na orla do Guaíba, placas de sinalização e semáforos chegaram a cair na pista.

Duas embarcações que estavam atracadas no Guaíba foram atingidas pela chuva. O Cisne Branco, tradicional barco de turismo, virou. Havia uma pessoas dentro, que conseguiu se salvar. O catamarã, que liga a Zona Sul de Porto Alegre, o Centro e a cidade de Guaíba, ficou à deriva, segundo os bombeiros.

*Colaboraram Bernardo Bortolotto, Josmar Leite e Estêvão Pires, da RBS TV.

Pedaços de telhas de vidro estilhaçadas no chão do Shopping Praia de Belas (Foto: Divulgação/BM)Pedaços de telhas de vidro estilhaçadas no chão do Shopping Praia de Belas (Foto: Divulgação/BM)
Parte do telhado do Shopping Nova Olaria, em Porto Alegre, desabou (Foto: Vladimir Silveira/Arquivo pessoal)Parte do telhado do Shopping Nova Olaria, em Porto Alegre, desabou (Foto: Vladimir Silveira/Arquivo pessoal)
Facebook Comments