Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Biju Boro/AFP

Terremoto no sul da Ásia deixa 9 mortos e quase 200 feridos

Um forte terremoto atingiu o sul da Ásia antes do amanhecer nesta segunda-feira, provocando ao menos nove mortes e deixando quase 200 feridos, e os esforços para resgatar pessoas presas sob os escombros foram prejudicados por quedas no fornecimento de energia e nas telecomunicações. O Serviço Geológico dos Estado Unidos informou que o tremor de magnitude 6,8 aconteceu a 57 quilômetros de profundidade e teve epicentro 29 quilômetros a oeste de Imphal, capital do Estado indiano de Manipur, no nordeste do país e que faz fronteira com Mianmar.

O terremoto ocorreu num momento em que muitos moradores estavam dormindo, e os telhados e escadas de alguns prédios desabaram na cidade de cerca de 270.000 habitantes. A polícia e hospitais de Imphal informaram que o número de mortos chegou a seis, além de 100 feridos, dos quais 33 em estado grave. Um funcionário de um dos principais hospitais de Imphal afirmou que mais de 50 pessoas foram internadas após o terremoto, com ferimentos na cabeça e fraturas.

Deepak Shijagurumayum, morador de Imphal que teve a casa atingida, descreveu cenas de caos após o tremor. “Quase todos estavam dormindo quando aconteceu e caíram de suas camas”, disse. “As pessoas choravam e rezavam nas ruas. Muitos moradores ficaram nas ruas por várias horas, pelo temor de réplicas”, completou.

A mídia de Bangladesh, onde o tremor também foi sentindo, disse que três pessoas morreram no país devido a ataques cardíacos provocados pelo terremoto. A polícia disse que ao menos 90 pessoas ficaram feridas.

Por Veja