Data de Hoje
19 April 2024
Foto: Marcelo Camargo/ABR

Testes de HIV estão disponíveis em mais de 100 unidades de saúde em Salvador

Diagnóstico rápido é uma das armas contra a doença

Uma noite de sexo desprotegido e uma dúvida. Será que houve contaminação por HIV? Mais de 100 postos de saúde da capital baiana disponibilizam testes rápidos Anti-HIV. O procedimento é muito parecido com o teste de glicemia: de uma picada do dedo do paciente é obtida uma gota de sangue, que será disposta em uma pequena placa.

Após 30 minutos, em média, o resultado aparece. Uma linha vermelha indica que o resultado é negativo, e se duas linhas surgem no mostrador, o resultado é positivo para a presença do vírus.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda em farmácias de teste de sangue para rápida detecção do vírus HIV (Foto: Marcelo Camargo/ABR)

“Se o teste rápido aponta a presença do vírus, obrigatoriamente realizamos um segundo teste para confirmar. Se este também der positivo, encaminhamos o paciente para uma das três unidades de serviço de assistência especializada: Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Dendezeiros)”, esclarece a coordenadora do Programa de Combate às DSTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Guimarães.

“Todos os que chegarem aos postos e tenham mais de 13 anos podem solicitar o teste Anti-HIV”, diz. Na Bahia foram registrados 26.268 casos de Aids desde que a doença começou a ser notificada no estado, em 1984. Deste total, 16.974 casos foram contabilizados de 2005 até os dias atuais: 10.311 (60%) em homens e 6.663 (40%) em mulheres, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O tratamento como prevenção é uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, que apoia o projeto Viva Melhor Sabendo. Em Salvador, a Instituição Beneficente Conceição Macêdo, que trabalha há 28 anos na prevenção e assistência a portadores do vírus HIV, é um dos locais onde é possível realizar o teste Anti-HIV pelos fluidos orais.

A organização é parceira do ministério e realiza o teste rápido com um cotonete especial que é passado na gengiva e na bochecha do paciente para coletar uma amostra de líquido e células que será avaliada.

Temos uma meta de realizar 75 testes por mês, principalmente entre os jovens de 14 a 26 anos. Se o teste confirma a presença do vírus, encaminhamos a pessoa para os centros de referência do município para realizar o segundo teste e iniciar o tratamento imediatamente”, afirma o padre Alfredo Dorea, coordenador do instituto.

Os dois testes rápidos Anti-HIV são confiáveis, com 99% de acerto. “Já sabemos que após seis meses de tratamento adequado com os antirretrovirais, o vírus fica indetectável e pode não ser mais transmitido”, pontua o médico epidemiologista e diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, que reforça a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

Nos centros de referência, os portadores do vírus recebem a medicação e são acompanhados por equipes compostas por médico, psicólogo e assistente social. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou ontem o registro de teste rápido de HIV que poderá ser feito pelas próprias pessoas. Os testes rápidos serão comercializados em farmácias e drogarias.

Por Correio 24horas