Data de Hoje
24 April 2024
Fica proibido tirar selfie ou fotografar durante a votação- Foto reprodução

Tirar foto durante votação pode custar até R$ 15 mil em multa

Existem pessoas que adoram exibir seu dia a dia nas redes sociais, tudo que faz não deixa passar aquele ‘click’, porém, no próximo domingo (2) aquele que for flagrado fazendo a famosa “selfie”, pode ser autuado e pagar multa que vai de RR 5 mil a R# 15 mil reais.

Então o melhor é deixar o celular em casa ou desligar no momento da escolha do seu candidato nas urnas.

Em entrevista ao G1 o juiz Marcelo Junqueira Ayres Filho informou que essa proibição é para garantir o sigilo do voto, “Isso visa que se dê a garantia ao voto, ao sigilo do voto, para que o voto seja feito de forma consciente, de forma individual, de forma livre, então justamente para isso que a lei proíbe qualquer forma de filmar”

Ainda de acordo com Marcelo, a orientação é para que as pessoas entreguem os aparelhos eletrônicos para o mesário no momento de se dirigir à cabine. “A pessoa que estiver com telefone celular vai ter que deixar com o mesário. Quem estiver com câmera, com máquina fotográfica, vai ter que deixar com o mesário no momento da votação”, detalhou o juiz.

Quem tentar enganar o mesário e fazer uma foto escondido e publicá-la, também pode ser punido. “Se houver denúncia pode ser analisado isso, e pode ser aplicado uma multa mesmo posteriormente”, afirma.

Veja alguns registros que descobrimos na internet:

1415003831-eleitores-se-arriscam-e-descumprem-legislacao-eleitoral-fazendo-selfies-na-cabine-eleitoral fotourna4 fotourna10-620 selfienaurna1

Informações do G1