Data de Hoje
24 April 2024
Foto reprodução Aratu Online

“Todas as linhas de ônibus de Salvador serão ligadas ao metrô”, diz ACM Neto

Todas as 530 linhas de ônibus que circulam em Salvador serão integradas com o metrô a partir desta quinta-feira (10/8). A informação foi dada pelo prefeito da capital, ACM Neto, na manhã desta quarta-feira (9/8).

Para isso, é necessário que o usuário utilize o SalvadorCard, nas modalidades Meia Passagem, Bilhete Avulso e Vale Transporte. Antes do anúncio desta quinta, a integração com o metrô já contemplava mais de 45% das linhas de ônibus da cidade, estando disponível a cerca de 500 mil pessoas diariamente de acordo com a gestão municipal.

Até que o estudo sobre a integração esteja concluído, a atual tarifa de R$3,60 entre os dois modais será dividida da seguinte maneira: R$1,42 será destinada às concessionárias de ônibus e o restante à empresa que administra o metrô. Para o passageiro, porém, o preço continua o mesmo ainda que com a novidade.

“A tarifa foi realmente um dos problemas. Havíamos estabelecido como premissa que qualquer solução para esse impasse não poderia passar pela ideia de encarecer a tarifa e teria que garantir à população que, com uma mesma passagem, pudesse utilizar o ônibus e o metrô”, explicou ACM Neto.

Integração começa 1ª fase nesta quinta. Veja bairros contemplados:

Na primeira fase, que começa nesta quinta-feira (9), os bairros que passam a ser atendidos são : Alto do Peru, Bom Juá, Sussuarana, Capelinha, Mata Escura, Stiep, Marback, Matatu e Luis Anselmo. 40% do valor da integração vai para ônibus eo restante ficará com a empresa CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A prefeitura que não haverá aumento na passagem do ônibus.