Data de Hoje
29 March 2024

Torcedores poderão realizar testes para DST’s na Arena Fonte Nova neste domingo (26)

Os torcedores que comparecerem à Arena Fonte Nova no próximo domingo (26) para o jogo do Bahia contra a Chapecoense, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderão realizar testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites de forma gratuita, com resultados divulgados em 30 minutos.
A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Municipal de DST/Aids, tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce como forma de quebrar a cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis.
Os usuários com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.
A ação, que funcionará das 16h às 20h, faz parte da comemoração do Dia Mundial de Luta Contra Aids, lembrado em todo planeta em 1º de dezembro. Na ocasião, preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido serão distribuídos.
“A realização de ações de caráter preventivo é uma estratégia significativa, na medida em que pode incentivar atitudes de co-responsabilidade no cuidado com a saúde e adoção de práticas de sexo mais seguro, além de ampliar as possibilidades da população de acesso a informações, orientações e serviços, compromisso assumido pelo SUS”, afirma Helena Lima, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.