Data de Hoje
19 April 2024
Foto: Reprodução/A Tarde

Tragédia no Barro Branco que provocou 15 mortes completa um ano

Tragédia ocorreu no dia 27 de abril de 2015 e deixou rastro de destruição.

Óbitos foram registrados nas comunidades de Barro Branco e Marotinho.

Há um ano, no dia 27 de abril de 2015 (segunda-feira), Salvador começava a semana em luto. Nas comunidades do Barro Branco, na região da Avenida San Martin, e do Marotinho, no bairro de Bom Juá, 15 pessoas morreram vítimas de desabamentos de imóveis e soterramentos de terra após fortes chuvas.

No Barro Branco, foram 11 mortes. Dentre as vítimas, estavam uma idosa de 75 anos e três adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. No Marotinho, quatro pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram diante da força dos deslizamentos. Dentre elas estavam três jovens com idades entre 11 e 15 anos.

As mortes foram registradas após um temporal que provocou estragos na cidade desde a madrugada. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surf para transitar pelos bairros.

Em homenagem aos entres queridos, eles se reunirão na comunidade às 15h desta quarta-feira (27) onde deixarão flores.

Contenções

No Barro Branco, obras de contenção de contenção de encosta estão em andamento. Segundo a Prefeitura, os serviços estão 60% concluídos e têm custo de 7,8 milhões. A Prefeitura acrescenta que as obras contemplam contenção de uma área de 8,5 mil metros quadrados, utilizando a técnica de cortina com plantio de gramas em alguns trechos.  Além da contenção da encosta, também serão executadas intervenções na drenagem para o escoamento correto das águas das chuvas, em uma extensão de 570 metros de galeria tubular e calha.

Por G1 BA