Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução Teresa Maia/DP/D.A.Press - TRE-PE na Av. Rui Barbosa registra filas no ultimo dia de cadastramento biometrico.

TRE abre novo posto de atendimento em Shopping Center para recadastramento biométrico

A partir desta terça-feira (8/8), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) vai ampliar o atendimento para o recadastramento biométrico com a criação de um novo posto no Shopping Center Lapa. O atendimento será realizado das 9h às 18h, em uma loja montada especialmente para o serviço no piso L3, próximo à Ortobom, mediante agendamento antecipado no site do órgão, com atualização de vagas toda sexta-feira.

O serviço dura, em média, 15 minutos e o procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. Para efetuar o recadastramento, o eleitor terá que apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência em nome do eleitor ou em nome de um parente e documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se precisar.

Caso seja o primeiro título, só serão aceitos os documentos oficiais de identificação que comprovarem a naturalidade, tendo que apresentar ainda o comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores e garante ainda mais segurança na hora de votar, já que o sistema biométrico é preparado para identificar uma pessoa por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face.

Até o momento 23,86% em Salvador  têm a digital cadastrada. Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.