Data de Hoje
27 April 2024

TRE oferece serviço para regularização do título de eleitor em Salvador e no interior da BA

Alguns serviços também estão disponíveis on-line

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início a mais um ciclo do serviço itinerante para regularização do título de eleitor. Caminhões farão atendimentos em Salvador, Maiquinique, Macarani e Correntina até este sábado (9). Todo serviço é gratuito.

Através do atendimento itinerante, os eleitores poderão regularizar a situação cadastral, além de emitir a 1ª via do título. Cidadãos que comprovarem que não têm condições de pagar multas por conta de ausência às urnas terão isenção dos valores.

 

O atendimento na capital baiana será no bairro da Fazenda Grande do Retiro, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin. Nesta sexta-feira (8), os eleitores poderão se dirigir ao posto das 8h às 18h e no sábado, das 8h às 13h.

 

Interior da Bahia

No município de Maiquinique, sudoeste do estado, o caminhão do TRE estará estacionado na Sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Praça Lobato Junior, nesta sexta-feira (8), das 14h às 16h.

Na cidade de Macarani, o atendimento será na Escola Altímio Altamira Pires, na Praça Clériston Andrade, no Centro, das 8h às 16h deste sábado (9).

Já em Correntina, oeste baiano, o eleitor pode procurar o serviço itinerante tanto nesta sexta (8), quanto no sábado (9), no Povoado do Rosário. O TRE estará na Escola Nossa Senhora Aparecida das 14h às 19h nesta sexta (8), e das 8h às 16h no sábado (9).

Serviços virtuais

Além dos atendimentos presenciais, haverá também os serviços virtuais do Núcleo

de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE) disponível para todos os baianos. O atendimento virtual do TRE pode ser acessado no site oficial ou através do telefone (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Através do sistema também é possível solicitar a regularização do título de eleitor e alterar o cadastro eleitoral. Assim como no presencial, o serviço deve ser realizado até 4 de maio. A partir do dia 5 de maio, os serviços serão suspensos, como é previsto em lei.

Confira os documentos necessários para a regularização do título de eleitor de forma virtual:

Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);Comprovante de residência atualizado;Certificado de quitação de serviço militar (Homens que tenham entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título de eleitor);Foto segurando o título.

Além do mais, o NAVE auxilia no preenchimento do Título Net, sistemas e formulários que são disponibilizados no site do TRE-BA. Será possível também realizar consultas processuais e receber orientações sobre a utilização do e-Título.

Confira os serviços disponíveis no NAVE:

Regularização cadastral;

Troca de nome se o eleitor casou e fez alteração;

Emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral;

Auxílio no preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA;

Consulta processual;Fornecimento de dados cadastrais ao próprio eleitor;

Orientação sobre a utilização do aplicativo do e-Título;

Atendimento aos advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço;

Dúvidas das mais diversas, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, dentre outros serviços;

Pagamento de multas, com cartão de crédito ou, até mesmo, Pix.

Fonte: PNotícias